Entretenimento e Cultura

Zélia Duncan agita Domingos Martins com show “Tudo Esclarecido” neste sábado

Zélia Duncan começou a cantar profissionalmente nos anos 80. Mas foi com o CD de 1994, que leva seu nome, que os holofotes se voltaram para a violonista, compositora e cantora de voz grave

Zélia Duncan começou a cantar profissionalmente nos anos 80. Mas foi com o CD de 1994, que leva seu nome, que os holofotes se voltaram para a violonista, compositora e cantora de voz grave Foto: Divulgação/Prefeitura

Zélia Duncan será a atração principal do segundo final de semana do 21º Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins. A cantora apresenta, neste sábado (26), um show recheado de sucessos e de canções de seu álbum mais recente, em homenagem ao compositor Itamar Assumpção. O show é gratuito e acontece a partir das 22 horas no palco principal do evento, na Praça Dr. Arthur Gerhardt.

Além de músicas do novo CD como "Tua boca", "Vê se me esquece", "A gruta da solidão", "Quem mandou" e "Não é por aí", o show traz grandes sucessos de Zélia Duncan, como "Enquanto durmo", "Catedral", "Alma" e "Lá vou eu".

No show “Tudo Esclarecido”, Zélia Duncan é acompanhada pela banda formada por Ézio Filho (baixista e diretor musical do show), Webster Santos (guitarra e violão), Léo Brandão (teclado e acordeom), Lucio Vieira (bateria e percussão) e seu parceiro mais constante, o músico, arranjador e produtor Christiaan Oyens (violão, guitarra slide e percussão).

O novo álbum

“Zélia Duncan canta Itamar Assumpção Tudo Esclarecido” foi lançado em novembro de 2012 pela Warner Music e Duncan Discos. A paixão de Zélia por Itamar, um dos ícones da Vanguarda Paulista dos anos 1980, não é recente. Nos 31 anos de carreira, a cantora gravou onze músicas do compositor paulista, tanto em álbuns próprios quanto em participações.

Totalmente dedicado à obra de Itamar (1949-2003), o álbum traz 13 composições, sendo cinco delas em parceria com a poetisa paranaense Alice Ruiz e seis inéditas. Produzido por Kassin, o disco conta com a participação especial de Ney Matogrosso e Martinho da Vila.

Sobre Zélia Duncan

Zélia Duncan começou a cantar profissionalmente nos anos 80. Mas foi com o CD de 1994, que leva seu nome, que os holofotes se voltaram para a violonista, compositora e cantora de voz grave. Hits como "Catedral" (versão do sucesso da cantora alemã Tanita Tikaram) e “Não vá ainda” entraram definitivamente para o repertório da música pop brasileira. Zélia Duncan passou a lançar novos álbuns regularmente e a fazer turnês de sucesso por todo o Brasil e em temporadas no Japão, Europa e Estados Unidos.

A cantora e compositora niteroiense completou 30 anos de carreira em 2011 e comemorou com a gravação do DVD “Pelo sabor do gesto em cena” e a estreia do espetáculo “Totatiando”, inspirado na obra de Luiz Tatit e dirigido pela atriz Regina Braga.

Em 2012, Zélia gravou um CD apenas com músicas de Itamar Assumpção, lançado no final do ano pela Warner Music com excelente recepção da crítica. Com este trabalho, Zélia venceu em duas categorias do Prêmio da Música Brasileira, em 2013. Elogiado em todo o país, “Totatiando” ganhou registro em DVD e saiu pela Warner Music. Em 2014, Zélia Duncan viaja pelo país com duas turnês em paralelo, do espetáculo “Totatiando” e do show “Tudo Esclarecido”.

Pontos moeda