Entretenimento e Cultura

Festa da Paneleiras com muita música e moqueca capixaba no final de semana

Durante os três dias de festa, o público vai poder conferir gratuitamente apresentações de dança, folclore, exposições, mostras multiculturais e música

Foto: Divulgação/Governo

Começa nesta sexta-feira (31) e vai até domingo (02) a 21ª edição da Festa das Paneleiras de Goiabeiras, em Vitória. O evento, que conta com apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e tem expectativa de grande público, é uma exaltação às tradições capixabas e marca o encerramento do Festival Gastronômico Panela de Barro. 

Durante os três dias de festa, o público vai poder conferir gratuitamente apresentações de dança, folclore, exposições, mostras multiculturais e música, com a participação de artistas nacionais e capixabas.

A moqueca, a torta capixaba e outros pratos preparados em panelas de barro poderão ser comprados e degustadas no restaurante das paneleiras. Toda a renda arrecada pelo restaurante será revertida para a Associação das Paneleiras de Goiabeiras. 

As atrações musicais serão o ponto alto do evento. Na sexta-feira (31) a expectativa é pelos shows do Grupo Opção e Dudu Nobre. No sábado (01), Explosão do Pagode, De Bem Com A Vida e Grupo Molejo são os responsáveis por agitar Goiabeiras. 

A Panela de Barro 

A expressão máxima do artesanato capixaba é a panela de barro, na qual são preparados os dois principais pratos: a torta e a moqueca.  Feita de modo artesanal, sua origem está ligada às raízes indígenas, numa tradição que já passa de 400 anos. 

A modelagem das panelas é feita manualmente, sem o uso do torno de oleiro. A parede vai sendo levantada, com a forma desejada, usando-se a técnica de roletes ou diretamente, escavando a "bola" de argila, "puxando a panela", como dizem as mulheres, através de movimentos com as mãos, tanto circulares como verticais, abaulando, arredondando, definindo o formato da peça com a ajuda de rudimentares ferramentas - pedras lisas, cascas de coco, coité (pedaço de cabaça), e objetos similares. 

Certamente a característica mais marcante das panelas é a sua coloração escura. Isto é obtido por meio da impregnação da peça com tanino, existente na árvore do mangue-vermelho. Depois de modeladas, as panelas ficam em lugar ventilado e protegido do sol até secarem completamente. Só após é efetuada a queima, não em forno, mas em fogueiras a céu aberto - método bastante primitivo adotado por tribos indígenas. 

Para se ter a exata dimensão da importância desta atividade cultural, foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em reunião de realizada em 2002, o registro do ofício das Paneleiras de Goiabeiras para ser inscrito no livro de registro dos Saberes e declarado patrimônio cultural do Brasil.  

Serviço

21ª Festa das Paneleiras

Local: estacionamento do antigo galpão das paneleiras, em frente à Multivix, em Goiabeiras.
Valor: Entrada franca 

Sexta-feira (31/10)

Grupo Opção
Dudu Nobre 

Sábado (01/11)

Explosão do Pagode
De Bem Com A Vida
Grupo Molejo 

Domingo (02/11)

Grupo Samba de Quintal 

Pontos moeda