Entretenimento e Cultura

Elevado número de acessos teria causado problema na venda dos ingressos do Carnaval de Vitória

Em entrevista ao Folha Vitória, o secretário de Turismo, Leonardo Krohling, contou que o acesso ao site foi maior que o número disponível de mesas e camarotes

O volume de acessos ao site foi maior que o número disponível de mesas e camarotes Foto: Divulgação/Prefeitura

A compra dos ingressos para o Carnaval de Vitória, nesta quarta-feira (22), causou transtornos para os foliões. Com início às 10 horas, as vendas ficaram fora do ar no site oficial, blueticket.com.br, e em questão de minutos a maior parte dos bilhetes foi esgotada. 

Em entrevista ao Folha Vitória, o secretário de Turismo, Leonardo Krohling, contou que o volume de acessos ao site foi muito grande, gerando lentidão no sistema. O número de mesas e camarotes disponíveis foram vendidos rapidamente. Já os ingressos para as arquibancadas ainda estão disponíveis.

"Isso demonstra o sucesso do Carnaval Capixaba. Foram mais de 120 mil acessos nas duas primeiras horas. O que gerou mais desconforto foi o número de camarotes e mesas. Nós disponibilizamos 188 mesas e 46 camarotes, totalizando 234 unidades. Com o acesso, em menos de 30 segundos já não tinha mais nada. Camarotes e mesas ficaram esgotados e 4 mil arquibancadas foram vendidas", analisa.

O secretário ainda explicou sobre o processo de venda e compra de ingressos. "Todo o processo foi transparente. Construímos o edital com o Ministério Público e o Procon. Um servidor da Prefeitura de Vitória acompanhou a venda no site e, agora, já recebi um relatório com a lista das pessoas que compraram por minuto".

Além do pequeno número de ingressos, Krohling contou que pessoas de outros estados também participaram da compra.

"Ganhamos uma amplitude nacional. Pessoas do Tocantins, Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, compraram os ingressos. A venda on-line abriu o leque e mostrou que todo mundo pode comprar".

Segundo o secretário, não serão disponibilizados novos ingressos. No entanto, aqueles que compraram via boleto e não efetivarem o pagamento dentro do prazo, terão a compra cancelada e o ingresso será vendido no site novamente. Para o próximo ano, Krohling disse que a Prefeitura pretende manter o sistema de vendas pela internet, e ainda estuda o projeto de ampliação dos ingressos para camarotes.

A retirada dos ingressos será feita entre os dias 2 e 7 de fevereiro, na Fábrica de Ideias, em Jucutuquara, das 9 às 18 horas.

Procon

A equipe de fiscalização do Procon Estadual está acompanhando, em tempo real, as vendas de ingressos para o Carnaval de Vitória. O monitoramento está sendo feito por meio do acesso ao sistema de vendas, disponibilizado pela Prefeitura de Vitória. Segundo o órgão, não foi constatado qualquer indício de irregularidade às normas de defesa do consumidor, incluindo a venda de meia-entrada.

"Esse trabalho é resultado de uma cooperação com a Secretaria de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre) da Prefeitura de Vitória e com o Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor do Ministério Público Estadual (CADC/MP)", explicou o diretor jurídico do Procon-ES, Igor Britto.

Pontos moeda