Entretenimento e Cultura

#Sócariaciquenseentende: Cariacica faz 125 anos cheia de histórias e fatos engraçados

São fatos do cotidiano que só quem mora em Cariacica vivencia diariamente. O cariaciquense é aquele que pode até falar mal do seu município, mas não aceita que alguém fale mal do bairro

Estádio Kleber Andrade, Moxuara e vista aérea da cidade que completa 125 anos Fotos: Arquivo/Divulgação/Prefeitura

Qual cariaciquense que não precisou fazer umas comprinhas e deu uma passada em "Big Field"?

E quem não conhece aquele cariaciquense que pega o ônibus do Transcol - quase sempre lotado - e fica horas parado na Segunda Ponte antes de uma longa de jornada de trabalho?

Tem coisas que só os "cariaciquenses da gema" entendem, e que nem Paul McCartney conseguiu gravar.

São fatos do cotidiano que só quem mora em Cariacica vivencia. O cariaciquense é aquele que pode até falar mal do seu município, mas não aceita que alguém fale mal do bairro em que mora.

Marca prestou homenagem Foto: Divulgação/Prefeitura

Até a gigante multinacional Coca-Cola se rendeu às homenagens dos 125 anos do município. Um outdoor deixa claro que o refrigerante é produzido na cidade.

Campeã do carnaval capixaba de 2014, a Boa Vista é uma das escolas de samba de maior tradição do Espírito Santo. A agremiação foi campeã com o enredo que afirmava que ser capixaba também é chique. E por que não cariaciquense?

Entre os bairros mais conhecidos, Jardim América é um deles. Ponto de desembarque de diversos turistas mineiros que chegam ao Estado após longas viagens pela ferrovia Vitória a Minas.

O astro ex-Beatle Paul McCartney foi alvo de memes Foto: Reprodução/Facebook/Paul McCartney Capixaba

E quem poderia imaginar que o grande astro nomeado pela rainha com o título de Sir e ex-Beatle, Paul McCartney iria fazer um show histórico na cidade? Mesmo Paul chamando Cariacica de Vitória, nós, capixabas, reconhecemos que o ex-Beatle se apresentou em Cariacica!

A vinda do astro rendeu piadas à parte para a cidade. Em uma delas, o astro internacional dá uma "voltinha" de bicicleta na ciclovia da chamada "orla de Cariacica", que liga Porto de Santana a São Torquato, em Vila Velha.

São 378.915 habitantes em Cariacica. Destes, 109.870 são casados, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São 7.121 empresas instaladas no município e que movimentam a economia municipal.

E nem cariaciquense entende porque o prédio da prefeitura do município não fica na Sede. Cariacica Sede é um bairro um pouco afastado, a caminho de Santa Leopoldina. A administração municipal fica no bairro Alto Lage, a quase 15 quilômetros de distância da famosa Cariacica Sede.

E nem todo mundo sabe que a Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa) fica em Cariacica. Sim! Todos os alimentos hortifrutigranjeiros que chegam até a mesa do capixaba, de um modo ou de outro passam por lá. A Ceasa-ES emprega mais de 15 mil funcionários, direto ou indiretamente. Então, pense muito bem antes de falar da cidade...

Brincadeiras à parte, a prefeitura organizou uma tarde de lazer especial no Magic Park, um parque de diversões instalado na área em frente ao Palácio Municipal. O local abrirá as portas para receber alunos das escolas municipais que poderão ter acesso aos brinquedos das 14 horas às 16 horas, da próxima quarta-feira (24).

Para os adultos, o Magic Park possui nove brinquedos: Ranger; Casa do Terror; Roda Panorâmica (roda gigante); Barco Viking; Tagadá; Happy Mountain (mini montanha russa); Autopista; Tapete Mágico e Skiing Dance.

Confira a programação completa da Festa de Cariacica:

Crédito: Icon Finder

23/06 – 9 horas: Inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) João Bubach, no bairro Flor do Campo, em seguida Rua de Lazer até as 15 horas.

Um parque de diversões é uma das atrações do aniversário de 125 anos de Cariacica Foto: Divulgação/Prefeitura
Crédito: Icon Finder

23/06 – 16 horas: Visita à obra do Centro Cultural Civitella di Trento e apresentação da escultura “Monumento ao João Bananeira”, do artista plástico Zuílton Ferreira.

Crédito: Icon Finder

24/06 – 8 horas: Alvorada em Cariacica Sede com apresentação de banda escolar na Praça Marechal Deodoro da Fonseca.

Crédito: Icon Finder

24/06 – 14 horas às 16 horas: Tarde de lazer de alunos das escolas municipais com o prefeito no parque de diversões Magic Park, em frente à Prefeitura de Cariacica.

Crédito: Icon Finder

24/06 – 18 horas: Inauguração da iluminação da Rodovia do Contorno.

Crédito: Icon Finder

27/06 – 8 horas às 14 horas: Ação Cariacica Mais Cidadã, no bairro Rio Marinho, em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Jorge.

Fonte: prefeitura de Cariacica

Pontos moeda