Entretenimento e Cultura

Venda Nova do Imigrante já colhe milho para as delícias da Festa da Polenta 2015

A colheita é realizada uma semana antes da festa. Agora, o milho colhido será usado no preparo da polenta que será servida entre os dias 3 a 11 de outubro

Agora, o milho colhido será usado no preparo da polenta que será servida na festa Foto: Dedrinkson Adame

Venda Nova do Imigrante está em contagem regressiva para sua 37ª edição da Festa da Polenta e já colhe o milho, plantado no final de março, para a elaboração dos pratos que compõem o cardápio desta, que é a mais tradicional festa italiana do Estado do Espírito Santo.

A colheita foi na tarde deste sábado (26), no sítio Dom Bosco, que fica na localidade de Lavrinhas, no interior de Venda Nova do Imigrante. Os anfitriões, Clementino e Marco Aurelio Caliman, donos da propriedade, receberam o enorme grupo de voluntários, com muita hospitalidade.

Vestidos como os primeiros imigrantes italianos, ou autênticos ‘nonos’, na verdade ‘nonnis’ como se escreve ‘avós’ em italiano, os visitantes da família Caliman, além de colherem as espigas de milho, entoavam as mais tradicionais canções italianas.

Na pausa dos trabalhos, todos saborearam os pratos da farta mesa da família: café com broa de milho, banana cozida, ‘crostoli’ (também conhecido como ‘mentira’ ou ‘cavaco’) e outras delícias típicas da culinária italiana.

A colheita foi na tarde deste sábado (26), no sítio Dom Bosco, em Venda Nova do Imigrante. Foto: Dedrinkson Adame.

Agora, o milho colhido será usado no preparo da polenta que será servida na festa, também na decoração dos carros que desfilam nas manhãs do sábado (3), e nas atividades do ‘Paiol do Nonno’, como a tradicional moagem de milho no moinho movido a água.

“A colheita é realizada uma semana antes da festa e serve para trazer um pouco do clima do tão aguardado evento”, destaca Dedrinkson Adame, publicitário cachoeirense que participou do momento festivo acompanhado da família.

A 37ª Festa da Polenta acontece de 2 a 11 de outubro, com variada programação, incluindo: eleição da Rainha da Festa da Polenta (dia 2), os tradicionais Tombos da Polenta (dias 3, 4, 8, 10 e 11) e o esperado show de Sérgio Reis e Renato Teixeira (dia 10), além da diversificada programação do Paiol do Nonno (dias 3 a 11). As entradas para o evento custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Pontos moeda