Entretenimento e Cultura

Leitores do Folha Vitória vão eleger a Família Real do Carnaval Capixaba

Além da votação, o Folha Vitória e a TV Vitória/Record irão trazer reportagens especiais sobre os preparativos para a grande festa, no Sambão do Povo, em Vitória, em 2016

Uma das eleições mais animadas, importantes e acirradas do carnaval capixaba, agora chega ao jornal online Folha Vitória. No próximo carnaval, o leitor é quem vai escolher quais serão as Majestades do Samba. Pela primeira vez no carnaval do Espírito Santo, o Rei Momo, a Rainha e a Princesa do carnaval serão escolhidos através do voto popular.

Rainha e Rei Momo abrem oficialmente o Carnaval de Vitória no Sambão do Povo Foto: Arquivo/André Sobral/Prefeitura

A votação acontece através de uma parceria entre a Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (Lieses) e a Rede Vitória. Além da votação, o Folha Vitória e a TV Vitória/Record irão trazer reportagens especiais sobre os preparativos para a grande festa, no Sambão do Povo.

Para o presidente da Lieses, Rogério Sarmento, a nova forma de eleição da Majestade do Samba, através do voto popular, faz com que a comunidade participe ativamente da festa. “Nosso objetivo é trazer mais transparência ao processo. Antigamente, um corpo de jurados de seis pessoas decidia quem vencia, agora a população vai estar muito mais envolvida, vai poder votar e opinar”, conta.

No total, serão 42 meninas de todas as comunidades em que ficam as agremiações, que irão competir pelos títulos de rainha e princesa, além de 14 homens que disputarão o título de Rei Momo. O número de competidores vai diminuindo a cada ensaio eliminatório, promovido pela Lieses.

No dia 08 de novembro acontece a primeira apresentação, na quadra da Mocidade Unida da Glória (MUG), em Vila Velha. Nas apresentações, a diretoria da Liga vai eliminar alguns competidores até chegar a um número pré-estabelecido.

As apresentações serão encerradas no dia 04 de dezembro. É a partir daí que os finalistas serão submetidos ao voto popular, através do Folha Vitória. “É a primeira vez que isso acontece e eu acredito que vai ser muito legal. Com certeza vai envolver não só as comunidades e as escolas, mas como toda a população. Ainda tem a emoção da torcida e da expectativa pelo candidato favorito”, completa Sarmento. 

Pontos moeda