Entretenimento e Cultura

Abertura do Mar Vermelho em Os Dez mandamentos tem ibope recorde

A cena da abertura do Mar Vermelho se transformou no assunto mais comentado do Twitter. A expectativa foi tão grande que no mundo inteiro o fato se transformou na hashtag mais usada

A cena foi a mais esperada Foto: Reprodução/ Record

O dia mais esperado da novela Os Dez Mandamentos finalmente chegou! Na noite da última terça-feira (10), a Record exibiu a cena da abertura do Mar Vermelho. 

Veja a galeria de fotos. Clique aqui.

A cena da abertura do Mar Vermelho, que levou seis meses para ser produzida, se transformou no assunto mais comentado do Twitter. A expectativa para este momento foi tão grande, que no mundo inteiro foi a hashtag mais usada.

A expectativa elevou a audiência da emissora às alturas. Às 21h47, quando Moisés (Guilherme Winter) ergueu o seu cajado em direção ao Mar Vermelho e ondas formaram paredes que deixaram o caminho livre para os hebreus passarem, o folhetim marcava 34 pontos no Rio, segundo prévia do Ibope, contra 20 da Globo. Recorde absoluto de audiência.

Como prometido, a abertura demorou longos minutos na televisão e teve diversos takes, que foram da surpresa dos hebreus ao ódio dos egípcios, que liderados por Ramsés queriam seus escravos de volta. O faraó só os libertou depois da décima praga, quando seu primogênito, Amenhotep (João Victor Pires) teve o seu sopro de vida retirado pelo espírito da morte. No entanto, a mãe do garoto, a rainha Nefertari (Camila Rodrigues) não quis se sentir "por baixo", pedindo a seu marido, que mudasse de decisão e matasse Moisés, nem que isso fosse a última coisa a acontecer na sua vida.

Dados da audiência

'Os Dez Mandamentos' mais uma vez disputou com dois gigantes de audiência. Contra a Rede Globo, a novela da Record precisou lutar contra o 'Jornal Nacional' e também contra a novela das nove, 'A Regra do Jogo'. Sem falar no SBT, que no horário exibe sua trama infantil 'Cúmplices de um Resgate'. Às 20h53 “Os Dez Mandamentos” garantia 28,6 pontos à emissora. O “Jornal Nacional” marcava apenas 17,6 para a Globo. Um dos picos de audiência foi registrado às 21:20, quando a Record tinha 28 pontos. A Globo no horário tinha 19 e o SBT 9. No Rio de Janeiro, o folhetim chegou a picos de quase 40 pontos. 

Telespectadores apressados

Eram 20h25 e o comerciante Jackson Soares chegava suado do trabalho em casa no bairro de Vista Alegre, no Rio de Janeiro. Evangélico, ele não queria perder o "capítulo mais esperado do ano". "Não queria deixar nem um minuto de 'Os Dez Mandamentos' porque vai ser um momento muito bonito", garantiu. E realmente foi. Em se tratando de uma novela, o folhetim adaptado por Vivian de Oliveira se superou. "Nossa, me emocionei muito", disse quase sem fôlego o comerciante de 40 anos, que acompanhou o drama ao lado de sua mulher, Kátia, e de duas filhas. 

Família Capixaba

A atenção dos capixabas também se voltou para a tela da TV Vitória/Record. O capítulo da última terça-feira (10) era um dos mais esperados. O Mar Vermelho finalmente se abriu. A família de Bruno Amaral, de Vila Velha, nem piscou na hora em que a novela começou. Junto da esposa, da sogra e do filho, eles assistiam e comentavam todas as cenas.

Para realizar as cenas foram utilizados 20 mil litros de água, que foram transportados em mais de dez caminhões-pipa. Em média, 400 figurantes foram contratados para a travessia do povo hebreu. As gravações desta passagem começaram a ser feitas em junho, em três locações, em um sítio no Rio de Janeiro, nos estúdios Recnov e no Egito. Quem ficou com a responsabilidade dos efeitos especiais foi a empresa Stargate, que faz os efeitos de séries de TV consagradas mundo afora. Todo este trabalho foi aprovado pelo telespectador.

“Achei magnífico. A gente esperava esse momento há muito tempo. Estávamos na torcida pelo povo hebreu. A produção foi bem surpreendente. Ficamos até arrepiados”, disse Bruno.

Segundo a produção da novela, toda a cena de abertura do Mar Vermelho e a passagem dos hebreus fugindo do exército irá durar pelo menos três capítulos. Enquanto isso, as famílias capixabas seguem com olhos ‘colados’ na tela.

Para Dalva Ropcke Santos, a novela emociona e faz o telespectador parar para pensar no sofrimento do povo hebreu naquela época. “A gente não consegue imaginar como o povo ficou naquela época. A gente se emociona muito, mas também imagino a emoção daquele povo passando pelo Mar Vermelho”.

Os próximos dias prometem! Então, faça igual a família de Bruno e fique ligadinho na TV Vitória/ Record para não perder nenhum detalhe de Os Dez Mandamentos!

Com informações do Portal R7 + TV Vitória/ Record

Pontos moeda