Entretenimento e Cultura

Candidatos se preparam para disputar eleição para a Família Real do carnaval de Vitória

Os nomes ainda não podem ser revelados. Isso porque ainda haverá eliminatórias que vão acontecer nas próprias agremiações, nas próximas semanas. A votação começa em dezembro

O jornal online Folha Vitória já esta esquentando os tamborins para o carnaval capixaba 2015. Uma sessão fotográfica com os mais de 40 candidatos aos títulos de rei momo, rainha e princesa, reuniu quem fará parte da realeza do carnaval do Espírito Santo, na tarde desta quarta-feira (4), em Vitória. Uma nova sessão acontece na próxima quinta-feira (5).

Os candidatos participaram de uma sessão fotográfica no bairro Enseada do Suá, Vitória Foto: Everton Nunes/Folha Vitória

Os nomes ainda não podem ser revelados. Isso porque ainda haverá eliminatórias que vão acontecer nas próprias agremiações, nas próximas semanas. A votação popular começa no mês de dezembro, com os finalistas.

E o que não faltou na sessão fotográfica foi diversidade. De jovens de 17 anos, até idosos de 66, a animação e confiança predominaram entre os competidores. No total, são 33 candidatas ao posto de rainha e princesa do samba, e 11 candidatos a rei momo.

O rei momo mais tradicional do carnaval capixaba, Luiz Vieira, dá a dica para os competidores:

"Tem que ter muito samba no pé. Muita simpatia. Tem que ter o samba nas veias. Ser um bom rei momo é saber chegar a qualquer escola de samba e se sentir em casa. Tem que ter o espírito carnavalesco aflorado", conta.

Rei momo mais tradicional do carnaval capixaba conta a “receita” para ter samba no pé

A votação acontece por meio de uma parceria entre a Liga Espírito Santense das Escolas de Samba (Lieses) e a Rede Vitória. Além da votação, o Folha Vitória e a TV Vitória/Record irão trazer reportagens especiais sobre os preparativos para a grande festa, no Sambão do Povo.

Para o presidente da Lieses, Rogério Sarmento, a nova forma de eleição da Majestade do Samba, através do voto popular, faz com que a comunidade participe ativamente da festa. “Nosso objetivo é trazer mais transparência ao processo. Antigamente, um corpo de jurados de seis pessoas decidia quem vencia, agora a população vai estar muito mais envolvida, vai poder votar e opinar”, conta.

Pontos moeda