Entretenimento e Cultura

Shopping recebe exposição com mais de 50 espécies de peixes em Vila Velha

Ao todo, serão 17 aquários, com mais de 50 espécies de peixes e outras criaturas aquáticas de água doce e salgada. A mostra terá monitores para esclarecer dúvidas dos visitantes

Lucas é uma das atrações da exposição em Vila Velha Foto: Reprodução

O Boulevard Shopping será invadido por muitos peixinhos! A partir desta sexta-feira (13), os capixabas vão poder visitar a primeira edição da Aquário e Arte Expo, que acontece no 1º piso do Boulevard Shopping, até o dia 28 de dezembro. A exposição vai abrir todos os dias, de segunda a sábado, das 10h às 22h e domingos e feriados, das 11h às 21h.

Ao todo, serão 17 aquários, com mais de 50 espécies de peixes e outras criaturas aquáticas de água doce e salgada. A mostra terá monitores para esclarecer dúvidas dos visitantes e também contar sobre as particularidades de cada espécie.

Segundo dados da Associação Brasileira de Produtos para Animais de estimação (Abinpet),  o brasileiro hoje tem mais peixes do que gatos, são 26,3 milhões de peixes em  aquários residenciais no Brasil contra 21,3 milhões de gatos, perdendo apenas para a quantidade de cães, que corresponde a 37,1 milhões.

Uma das atrações é o peixe Lucas, que ficou famoso por alguns de seus vídeos compartilhados na internet, mostrando sua interação com as pessoas. Ele brinca e deixa ser acariciado, como um animal de estimação terrestre. 

Segundo a organizadora da mostra, Maíra Cristina Sassi, o Lucas chegou em sua loja por meio de uma doação.

“Ele era bem agressivo na época, mas eu fui percebendo que por trás daquela agressão tinha algo mais. Apesar de não ter a intenção de adestrá-lo, ele acabou se mostrando um peixe que gosta de atenção. As crianças que passam pela loja, têm um carinho todo especial pelo Lucas”, disse.

A agressividade inicial do Lucas, segundo Maíra, é típica da espécie, por conta de sua natureza territorialista. Conhecido por peixe-midas (cichlasoma citrinlellum), ele é um parente próximo da tilápia.

“Essa agressividade é muito vista em todos os peixes que cuidam de seus filhotes, como é o caso do macho do peixe-midas, que cuida dos filhotes até crescerem, para protegê-los”, disse.

Cavalos-marinhos

Um aquário com cavalos-marinhos e seu habitat será outra das atrações da mostra, que vai contar ainda com um paludário. Este, um hobby ainda pouco conhecido no Estado, mas com bastante adeptos no Brasil. 

O nome vem de palustre, que é a região das margens dos rios onde a água se encontra com a terra, que possui todo um ecossistema bastante diferenciado, com plantas e criaturas próprias, como girinos de rã touro e o peixe mudskipper, que tem características anfíbias e vive fora d’água e farão parte da exposição.

A entrada para a Aquário e Arte Expo sai a R$ 10,00 e também dá direito a concorrer ao sorteio de um aquário montado, de 50 cm, que vai ficar exposto

Pontos moeda