Entretenimento e Cultura

Saiba como ter fôlego para aguentar a maratona do carnaval

O Carnaval está chegando e aguentar os dias de folia é uma verdadeira maratona. Para evitar problemas, é bom estar preparado e algumas dicas podem ajudar

Pular atrás do trio, desfilar em escolas de samba, sambar ao som de marchinhas na rua ou em clubes. Várias são as formas que o brasileiro encontra de curtir o carnaval. Mas, para que todas sejam bem aproveitadas é necessário que cada pessoa esteja bem fisicamente e tome algumas precauções durante os dias de folia.  O educador físico Hugo Costa, que é coordenador de uma academia da Grande Vitória, alerta aos foliões que se preparem fisicamente e tenham uma boa alimentação, sem esquecer de se hidratar.

Educador Físico dá dicas aos foliões Foto: Divulgação

“Os dias de carnaval são todos de muita movimentação e gasto de energia. Portanto, é necessário que o folião tenha uma boa alimentação, rica em carboidratos. Beber muita água e sucos naturais, também é uma ótima opção, já que a boa hidratação é fundamental para que todos os sistemas orgânicos não sofram.”, ressaltou. “Estar bem condicionado através da prática regular de exercícios físicos, tanto de força quanto cardiovasculares, ajudará bastante”, completou Hugo.

Para se divertir nos quatro dias de folia, é preciso estar muito bem alimentado. O nutricionista Rodrigo Mendonça orienta que o ideal é dar preferência a opções a base de carboidratos de baixo índice glicêmico, como os alimentos integrais, a exemplo da batata doce e da banana da terra. "Na falta do alimento, isotônicos ou suplementos proteicos ou a base de carboidratos, como as famosas barrinhas, são excelentes recursos que podem - e devem - ser usado pelo folião", acrescentou.  

Rodrigo dá dicas para o que comer antes, durante e depois da folia Foto: Divulgação

Rodrigo também dá dicas para driblar os enjoos pós-carnaval: “Apostar nas frutas mais cítricas, como maçã verde, ameixa e kiwi, além de alimentos desidratados que são ricos em vitaminas. Outra dica é fazer refeições em pequenas porções a cada duas horas. Isso evita uma sobrecarga digestiva que pode agravar o enjoo”, finalizou.

Pontos moeda