Entretenimento e Cultura

Dar ou não dar perfume no Dia dos Namorados? Saiba mais sobre a superstição!

Entre tantas opções de presentes, o perfume é muito especial e um dos mais requisitados para a ocasião. Afinal, o cheiro é um dos maiores influenciadores na hora da conquista

O perfume é uma excelente opção de presente, mas muitos casais preferem não arriscar e apostam em outros "mimos" Foto: Divulgação

O Dia dos Namorados está chegando e a grande preocupação de quem vai comemorar ao lado do amado é o que dar de presente. Os que estão juntos há pouco tempo, ainda não conhecem a pessoa tão bem para saber o que vai agradar ou não. Enquanto isso, os que já sabem como fazer o parceiro feliz, enfrentam a missão de inovar e surpreender.

Entre tantas opções de presentes, o perfume é muito especial e um dos mais requisitados para a ocasião. Afinal, o cheiro é um dos maiores influenciadores na hora da conquista e sempre ajuda a lembrar de pessoas ou momentos marcantes. Mas e se presentear a pessoa amada com um perfume colocar o seu relacionamento em xeque?

Isso é  o que diz uma superstição antiga, que amedronta casais até nos dias de hoje. Reza a lenda que o amor vai se desgastando a medida que o conteúdo do frasco chega ao fim. Quando o perfume finalmente acaba, o amor acaba junto e o casal se separa. Ninguém sabe ao certo de onde surgiu a história, mas a grande maioria prefere não arriscar e busca outros tipos de mimos.

Para o psicólogo Arion Ribeiro,  o comportamento supersticioso é aprendido, como qualquer outro e pode ser compreendido como fruto de uma cultura. Ele explica que é criada uma relação em função da experiência observada ou vivida no comportamento de outras pessoas. “A superstição acontece quando a pessoa estabelece uma relação que não é efetiva. Muitas vezes as pessoas podem prestar mais atenção nas pistas que comprovam uma superstição do que no próprio comportamento dela, assim produz o que não gostaria que acontecesse”, explica.

O psicólogo também acrescenta que às vezes uma pessoa já não está vivendo um momento bom na relação e comete o erro de presentear apenas na expectativa de que as coisas melhorem. “A pessoa tenta presentear para ver se a situação fica mais tranquila, mas o que ela precisa fazer é mudar o comportamento. Se o relacionamento acaba logo em seguida, ela pode achar mesmo que a culpa foi do presente.”

Segundo a taróloga e mestra em Reiki, Ofélia Leite, a superstição do perfume trata-se de uma sabedoria popular com muita força e que não deve ser contrariada por quem acredita de verdade que pode acontecer. “Isso é uma sabedoria popular e o que vale é o que a pessoa acredita. Se você não acredita e arrisca em presentear com o perfume, realmente pode não acontecer nada mesmo. Mas se acredita, não acho recomendável dar, porque isso é uma coisa que tem muita força”, explica.

Ela conta que conhece histórias de pessoas que presentearam o companheiro com um perfume e logo após o relacionamento acabou. Para ela, o é algo muito místico e pessoal, por isso não é uma boa escolha na hora de presentear. “Eu conheço uma mulher que resolveu dar um perfume para o noivo e o relacionamento chegou ao fim. Como ela já ia casar, achou que não tinha nenhum problema, mas eles se separaram e até hoje diz que a culpa foi do presente. Existem tantas outras opções de presentes bacanas e que trazem energias boas, para que arriscar, né?!", conclui.

Pontos moeda