Entretenimento e Cultura

Companhia carioca apresenta em Vitória espetáculo que une Portinari e Chico Buarque

“Saudade de Mim” é um espetáculo de dança contemporânea que já passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Paraná e agora chega ao Espírito Santo

Em Vitória o espetáculo acontece no Teatro Gloria Foto: Divulgação

Com músicas cantadas por Chico Buarque e formas de pinturas históricas de Candido Portinari, a Focus Cia de Dança chega ao Estado com seu mais novo trabalho “Saudade de Mim”. O espetáculo, de acordo com a companhia, retrata o nascimento, vida e morte e foi dirigido pelo coreógrafo Alex Neoral. 

Apresentado em vários estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba e Paraná, “Saudade de Mim” chega a Vitória. Na Capital Capixaba as apresentações acontecem nos dias 19, 20 e 21 de agosto, no Teatro Glória, com produção local de Mítzi Marzzuti e Rogério Dalmonch. 

Nesta criação a companhia transita por novos territórios, criando um roteiro teatral que se integra ao conjunto de gestos e movimentos. Em cena, une as obras de Chico Buarque e Candido Portinari. Ao longo da narrativa canções como “Olha Maria”, “Trocando em miúdos”, “Valsinha" surgem na voz de Chico. 

O espetáculo retrata o nascimento, vida e morte Foto: Divulgação

De muitas formas, pinturas históricas como “O espantalho”, “Casamento na roça" e “O mestiço" de Portinari, se impõem na narrativa, resultando em um espetáculo de dança contemporânea afetado pelas obras destes dois artistas. Entre o onírico e o real, a história traz dores, amores, triângulos amorosos e relações familiares.

A companhia 

A Focus Cia. de Dança, dirigida e coreografada por Alex Neoral, é hoje uma das mais atuantes companhias de dança carioca. Entre 2010 e 2011, ela se apresentou em 32 cidades francesas, destacando a aclamada Bienal da Dança de Lyon em setembro de 2010. No exterior já levou sua arte também para Portugal, Itália, Alemanha e Panamá e no Brasil, para quase 60 cidades, entre capitais e cidades do interior. 

Saudade de Mim
Data: 19, 20 e 21 de agosto
Horário: Sexta-feira às 19h30, sábado às 20h e domingo às 19h
Local: Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória) - Av. Jerônimo Monteiro, Centro - Vitória
Ingressos: R$20 (inteira) / R$10 (meia)
Funcionamento da bilheteria: terça-feira a domingo a partir das 10h

Pontos moeda