Entretenimento e Cultura

Rádio alcança 89% do população e coordenador da Jovem Pan Vitória avalia resultado

A pesquisa ainda mostra o perfil dos ouvintes: 52% do publico é feminino, 48% masculino; 45% pertecem a classe C, 40% da classe A/B e 15% D/E

Os ouvintes passam mais de 4 hora sintonizados Foto: Agência Brasil

Em meio ao universo digital, o rádio tem se transformado e ganha ainda mais destaque entre seus fiéis ouvintes. Isso é o que comprova os dados da pesquisa Book de Rádio, divulgada pelo Instituto Kantar Ibope Media.

O levantamento aponta que, das 13 regiões metropolitanas pesquisadas, o alcance do meio de comunicação atingiu 89% da população. A média é de 4h36min de sintonia diária, de acordo com a pesquisa. 

Para o coordenador artístico da Jovem Pan Vitória, Serjão Nascimento, o rádio possui uma capacidade de se reinventar com o passar do tempo e de se manter firme contra todas as previsões sobre o fim do veículo.

“O rádio sempre foi e continua sendo o mais democrático dos veículos e não para de se reinventar. Muito se falou sobre o fim do rádio com o advento da TV e não aconteceu, depois com o advento da internet, não aconteceu... e não vai acontecer justamente porque o rádio continua se somando a todos os outros meios, e se mostra cada vez vai necessário para informar, entreter e ser um importante instrumento de utilidade pública”, disse.

Para ele, o rádio possui um artifício especial para se manter em pé. "O rádio não te cobra 100% de foco. Se a pessoa que está lendo essa matéria agora recebesse essa informação pelo rádio, ela poderia estar dirigindo, trabalhando, se dedicando a qualquer outra tarefa enquanto se informa, sem ter que estar com olhos vidrados numa tela, ou num papel. Só o rádio tem esse poder”.

A pesquisa ainda mostra o perfil dos ouvintes: 52% do público é feminino, 48% masculino; 45% da classe C, 40% da classe A/B e 15% D/E. Além disso, 58% das pessoas acessam pelo rádio comum, 15% pelo celular e 5% pelo computador.

Serjão ainda afirma que o rádio se mostra imprescindível quando o assunto é levar informação e entretenimento de forma ágil para os ouvintes. 

“A agilidade que o rádio imprime ainda o torna um veículo indispensável. No rádio você não precisa filmar, renderizar, digitar, editar, ou diagramar para passar uma informação. Você abre a boca e fala e a notícia já foi dada enquanto o fato acontece. Quem viveu um apagão sabe perfeitamente a importância do Rádio: com a baixa autonomia das baterias de tablets e smartphones, quando a energia acaba é bom que ainda tenha por perto o velho radinho de pilha ou até mesmo seu carro para te informar de quando 'a luz vai voltar'", contou.

Quando o assunto é programa musical, a preferência é por música sertaneja, que alcançou 50% dos ouvintes. Já quando o assunto é qualquer programa não musical, 71% gosta de ouvir noticiário locais, nacionais e internacionais.

E quem entende bem do que o ouvinte gosta é a Jovem Pan Vitória, que se mostra sempre inovadora e atenta às transformações. O coordenador explica o segredo do sucesso.

“A Jovem Pan é a emissora mais "antenada" do país e aqui em Vitória não é diferente. No Estado, fomos a primeira emissora a jogar todas as promoções e sorteios para as redes sociais, fomos também a primeira ter um App, fomos a primeira emissora a transmitir um show em áudio e vídeo simultaneamente para o Facebook, FM e App, e isso não vai parar por aí. Por isso que a gente sempre reitera que a Pan Vitória é uma emissora que ultrapassou a barreira do som, esse é o nosso espírito!”.

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