Entretenimento e Cultura

Momento nostalgia: relembre 20 guloseimas que fizeram a cabeça da criançada nos anos 80 e 90

Folha Vitória listou 20 produtos que fizeram sucesso no passado, mas que depois saíram de linha e deram lugar a outras marcas que hoje estão no mercado

Quem não tem uma bala, um chocolate ou qualquer outro doce que marcou a infância, mas que hoje em dia não é mais vista à venda nos supermercados, armazéns, bares ou nas padarias? 

Para matar um pouco da saudade dessas guloseimas, o Folha Vitória listou 20 produtos que fizeram sucesso principalmente nos anos 80 e 90, mas que depois saíram de linha e deram lugar a outras marcas que hoje estão no mercado. Alguns produtos passaram por mudanças ou deixaram de ser vendidos por anos, mas voltaram com uma nova roupagem.

Confira a lista e relembre dessas delícias que marcaram época:

1- Caramelos de Leite da Nestlé

Um dos maiores clássicos da infância de muita gente. Quem não lembra desses cubinhos de caramelo, que eram embalados um a um e que grudavam no dente quando você mastigava? Vinham em dois sabores: coco e chocolate. A saudade dessa delícia é tanta, que há até páginas em redes sociais que reúnem pessoas que exigem que a Nestlé volte a produzir a guloseima. É esperar para ver.

2- Minichicletes Adams

Com sabor de tutti-frutti, era sucesso absoluto nos anos 80, mas deixou de ser fabricado em 1998. Era uma espécie de versão infantil dos tradicionais chicletes da marca: eram coloridos e vinham em tamanho menor e em maior quantidade, dentro de um pequeno envelope, com a figura de um garoto ruivo sorrindo. Quem nunca encheu a boca com um saquinho inteiro desse?

3- Chocolate Nestlé Surpresa

Foi lançado pela multinacional francesa em 1983 e fez muito sucesso entre a garotada até meados dos anos 90. Era conhecido por trazer cartões com fotos e informações de animais e, em uma época, chegou a lançar uma linha de produtos com informações sobre dinossauros. Mas muita gente sente falta mesmo é do delicioso chocolate ao leite, que vinha com a figura do animal em alto relevo. Inesquecível!

4- Balas Kleps

Talvez esse nome não lhe pareça familiar, mas olhando a foto dessas balinhas, que eram vendidas em tirinhas, não tem como não lembrar dessa guloseima. Eram vários sabores e cada embalagem tinha um desenho diferente. Vendia em quase todos os bares, padarias e mercadinhos de bairro.

5- Chicletes Ping Pong

Eram vendidos em dois sabores, tutti-frutti e hortelã, e vinham com diferentes figurinhas e tatuagens. Além disso, os álbuns de figurinhas eram febre nas escolas.

6- Chicletes Ploc

Assim como o Ping Pong, era um dos chicletes mais vendidos nos anos 80 e 90 e também trazia figurinhas e tatuagens. Era só colocá-la na pele, molhar, esperar alguns segundos e pronto! E para tirar, era só passar um algodão com álcool que estava resolvido. Nas escolas era normal encontrar crianças com tatuagens nos braços, pernas e até no rosto.

7- Balas Soft

As balas Soft ainda existem, mas tiveram de mudar de formato, já que muitas crianças se engasgavam com a balinha. Com isso, foi feito um furo no meio, justamente para permitir a passagem do ar, em um eventual engasgo. Apesar do risco, era sucesso com a criançada e vinha em diversas cores e sabores.

8- Pirocóptero

"Pirulito que voa voa, pirulito que vai voar, quem gosta de mim é ele e quem gosta dele sou eu". Quem viveu nos anos 80 deve se lembrar bem desse jingle, cuja propaganda passava exaustivamente nos intervalos dos desenhos animados e seriados japoneses da época. O Pirocóptero basicamente era um pirulito que virava brinquedo. Você comprava um pirulito que vinha com uma hélice junto. Depois de chupar o pirulito, era só encaixar a hélice na haste e pronto: você tinha um novo brinquedo. E praticamente toda criança tinha um Pirocóptero e era normal fazer campeonatinhos para ver quem fazia ele voar mais alto e mais longe.

9- Drops Dulcora

Esse já é mais antigo, para quem passou a infância nos anos 60 e 70 - nos anos 80 ainda era possível encontrar o drops. Eram drops coloridos, de vários sabores. Vinham em formato quadrado e eram embalados individualmente, para evitar que uma bala grudasse na outra. Era possível encontrar embalagens de sabor único, mas o que fez mais sucesso foi o misto.

10- Mirabel

Muitas crianças dos anos 80 e 90 achavam estranha a palavra "waffer". Mas era só falar "Mirabel" que a criançada já sabia do que se tratava. Pelo tamanho da embalagem, era ideal para se levar para a escola, na lancheira. O produto, que vinha com recheios de chocolate e morango, chegou a ficar cerca de três décadas fora do mercado, mas voltou recentemente. 

11- Guarda-chuva de chocolate

Quem nunca comeu o chocolate do guarda-chuvinha de chocolate? O complicado era tirar a embalagem sem quebrar a pontinha do chocolate. Mas, nesse caso, era só comer o papel junto. O importante era não desperdiçar nada dessa deliciosa guloseima, que mesmo sendo gordura hidrogenada pura, era sucesso absoluto nos anos 80 e 90.

12- Cigarrinhos de Chocolate

Outro clássico de uma época em que não havia nada demais lançar um produto que trazia na embalagem a foto de crianças com um cigarro na mão, como se fossem fumantes. Como hoje em dia até os comerciais de cigarros foram vetados, a Pan, fabricante do produto, precisou se readequar. Hoje a empresa vende o Chocolápis, que são chocolates em forma de lápis. Muito mais adequado para o público-alvo, não acha?

13- Bombom Feitiço

Delicioso bombom de chocolate com recheio de morango, mais ou menos no estilo do Serenata e Sonho de Valsa. O bombom Feitiço "enfeitiçou" tanto o público, principalmente nos anos 90, que também foram criadas páginas e comunidades na internet, reunindo pessoas que pedem insistentemente para que a Lacta coloque o produto de volta no mercado.

14- Chocolate Personalidades Garoto

Linha de chocolates lançada nos anos 90 pela empresa de Vila Velha. Era uma pequena caixa de bombons, com o os personagens da Looney Tunes. Os bombons eram no estilo Mundy e Opereta e cada um trazia um personagem, como Piu Piu, Frajola, Pernalonga, Taz e Marvin.

15- Chocolate Turma da Mônica

Outro sucesso dos anos 90. Lançado pela Nestlé em 1993, a barra misturava chocolate branco e ao leite. O produto também deixou muita saudade depois que parou de ser fabricado. Mas dessa vez, os fãs têm uma boa notícia. Este mês, Maurício de Souza, criador da turma da Mônica, anunciou, durante um evento, que o chocolate voltará a ser fabricado. Porém, não deu detalhes sobre a nova fabricante.

16- Push Pop

Sucesso nos anos 90, o Push Pop era um pirulito de potinho que podia ser guardado para comer depois - mesmo não sendo a opção mais higiênica. Vinham em embalagens coloridas e de diferentes sabores.

17- Pirulito do Zorro

Como esquecer do pirulito do Zorro que grudava no dente? O pirulito, de formato retangular, era uma delícia e misturava leite, caramelo e coco. Só que tirar aquela goma do dente depois de mastigá-lo não era tarefa das mais fáceis.

18- Azedinho Doce

Chiclete fabricado pela Adams que vinha em formato de tirinha e nos sabores morango e maçã verde. Cada pacotinho tinha seis unidades. E o sabor... Bom, o nome já diz tudo, não é mesmo?

19- Bubbaloo 

O chiclete Bubbaloo, fabricado pela Adams, foi lançado no Brasil e em demais países da América Latina em 1983. O diferencial era um recheio líquido super saboroso que vinha dentro da goma. Os sabores mais tradicionais eram tuti-frutti, morango e hortelã, mas ao longo do tempo outros sabores como banana, melancia, entre outros, foram lançados. O sabor banana, inclusive, foi relançado recentemente pela marca Mondelēz Brasil.

20- Biscoitos "Monstrinhos Creck"

A ideia que o fabricante procurava passar à criança era de que cada biscoito havia sido provado por monstros antes de ser colocados na embalagem. Ou seja, cada biscoito vinha com uma marca de mordida, que seria do monstrinho correspondente à embalagem. Os biscoitos "Monstrinhos Creck" vinham nos sabores chocolate, nata, coco e morango e cada sabor tinha seu próprio monstro.

Pontos moeda