Esportes

"Confio que serei inocentado", diz Gabigol após suspensão de dois anos

Atacante do Flamengo publica nota oficial em que garante que não fraudou o exame antidoping; defesa do jogador vai recorrer da punição

Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Poucas horas após ser suspenso por dois anos pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD), em sessão que durou pouco mais de duas horas nesta segunda-feira, o atacante Gabigol usou as redes sociais para se defender. E garantiu que nunca usou nenhuma substância proibida nem tentou fraudar o exame.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O jogador do Flamengo foi suspenso por dois anos por fraude do exame antidoping realizado no dia 8 de abril de 2023. De acordo com o processo, Gabigol não obedeceu aos agentes do controle de dopagem e criou dificuldades para a coleta de urina e sangue. Por isso, ele foi enquadrado no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que se refere a "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle".

O código prevê suspensão de até quatro anos em caso de condenação. Mas o jogador pegou dois anos por previsão de redução de pena em casos de "comprovação de circunstâncias excepcionais".

Veja a nota oficial do atacante Gabigol:

"Gostaria de me pronunciar e esclarecer sobre o julgamento ocorrido hoje, em que fui suspenso por uma suposta tentativa de fraude a exame antidoping. A despeito do meu respeito ao Tribunal, reitero que jamais tentei obstruir ou fraudas qualquer exame, e confio que serei inocentado pela instância superior. Desde o início da minha carreira como jogador de futebol, sempre segui as regras do jogo e nunca utilizei substâncias proibidas. Já fui submetido a dezenas de testes, todos sempre negativos, o que reforça meu compromisso com meu Clube e com o torcedor do brasileiro. Estou decepcionado com o resultado do julgamento, mas seguirei cooperando com as autoridades esportivas e confiante de que minha inocência será comprovada e restabelecida pela instância superior. Agradeço a todos pelo neste difícil momento. Gabriel Barbosa"

LEIA TAMBÉM: Flamengo se diz surpreso com a suspensão de Gabigol por fraude em exame antidoping

Proibição de treinar com o time

A suspensão imposta pelo Tribunal Antidopagem é imediata e começa a ser contada desde o dia da coleta, ou seja, 8 de abril de 2023. Assim, Gabigol está suspenso até abril de 2025, o que significa que ele pode não mais jogar pelo Flamengo, uma vez que o seu contrato com o clube termina no dia 31 de dezembro de 2024.

O atacante também está proibido de treinar com os companheiros no Ninho do Urubu ou em qualquer espaço que pertença do Flamengo durante este período de suspensão.

Os advogados de Gabigol vão entrar com pedido de efeito suspensivo e também com recurso pela absolvição, sendo que este será julgado pela Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça.


Pontos moeda