Esportes

OPINIÃO | A novíssima geração do futebol pede passagem!

Endrick, de 17 anos, e Lamine Yamal, de 16 anos, mostram que a novísssima geração tem qualidade e fome para, em breve, brigar no topo do futebol mundial

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

O amistoso entre Brasil e Espanha, no Santiago Bernabéu, em Madri, era o palco perfeito para Vinicius Júnior brilhar. Um dos grandes da nova geração, apenas 23 anos, já titular e importantíssimo no poderoso Real Madrid. E líder de uma campanha mundial contra o racismo, não só no futebol, mas na sociedade toda.

As lágrimas do atacante na coletiva de imprensa na véspera do amistoso são poderosas. Principal vítima de atos racistas constantes no futebol espanhol, ele está no limite, como admitiu. “Cada vez menos tenho alegria em jogar futebol.”

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O amistoso foi um acordo entre as confederações brasileira e espanhola para um ato contra o racismo. Já é alguma coisa, mas funcionaria melhor se as punições fossem, de fato, efetivas.

Enfim, com a bola rolando, os holofotes estavam em Vini Júnior, é claro. Mas os dois jogadores mais brilhantes em campo não foram da nova geração. Foram da novíssima geração. E que jogadores! Do lado espanhol, Lamine Yamal, 16 anos! Do lado brasileiro, Endrick, 17! Que espetáculo!

Foto: REF
Lamine Yamal tem apenas 16 anos de idade

A joia espanhola joga pelo Barcelona e já acumula algumas marcas expressivas: foi o mais jovem a atuar e fazer gol pela seleção espanhola, com 16 anos e 57 dias.

Pelo Barcelona, fez sua estreia em abril de 2023, com 15 anos e 290 dias:. É ainda o mais jovem a atuar no Campeonato Espanhol pelo clube e o segundo mais precoce a vestir a camisa do Barça, atrás apenas de Armando Martínez Sagi, que jogou em 1920 com 14 anos e 200 dias. A estreia no fim da temporada garantiu a ele seu primeiro título profissional, o Espanhol de 2022/23.

Tenho certeza que o lateral-esquerdo da Seleção Brasileira, Wendell, vai sonhar com o jovem craque espanhol nesta noite.

Já o brasileiro Endrick, do Palmeiras, é uma realidade aos 17 anos. Já tem no currículo dois títulos do Brasileirão (2022 e 2023), uma Supercopa do Brasil (2023) e um Paulistão (2023). Estreou no Palmeiras em outubro de 2022, se tornando, aos 16 anos e 77 dias, o mais jovem a atuar no time profissional.

E tem dois gols pela Seleção Brasileira principal, ambos em estádios lendários: Wembley, na vitória por 1 a 0 sobre a Inglaterra, e Santiago Bernabéu, nesta terça-feira.

Disputa em aberto

Com a reta final da carreira dos monstros Messi e Cristiano Ronaldo, que monopolizaram o topo do futebol mundial desde 2008, a disputa pelo posto de melhor jogador do mundo está em aberto.

A geração que mais se aproxima do "trono" tem Mbappé e Haaland como protagonistas. Nesta turma, um pouco atrás, estão o espanhol Rodri e os brasileiros Vini Júnior e Rodrygo, que podem se candidatar ao posto.

Mas que essa geração abra os olhos! Lamine Yamal e Endrick já provaram, em tão pouco tempo, que têm qualidade e "fome" para estar entre os melhores o quanto antes. Eu não duvido...

Pontos moeda