Esportes

Surfista de Jacaraípe conquista título inédito no Circuito Sul-Americano

Alexandre Escobar, de 28 anos, foi campeão da segunda etapa do Circuito Sul-Americano em Saquarema (RJ), a capital brasileira do surfe

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Daniel Smorigo / 213 Sports

Um surfista de Jacaraípe, na Serra, brilhou no encerramento da quarta edição do maior festival de surfe da América do Sul,. Na praia de Itaúna, em Saquarema (RJ), Alexandre Escobar, de 28 anos, foi campeão da segunda etapa do Circuito Sul-Americano na categoria longboard

O resultado inédito em um evento da World Surf League (WSL) o coloca na briga por uma das duas vagas no Circuito Mundial da categoria.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Tricampeão estadual e campeão brasileiro open de longboard, Escobar brilha agora entre os profissionais e está em terceiro lugar no ranking sul-americano, atrás do paulista Jefson Silva e do peruano Matias Matuano. O capixaba ficou na nona colocação na primeira etapa, em março, no Uruguai, e venceu a etapa  na "capital brasileira do surfe". Em junho, viaja para duas etapas finais no Peru. Somente os dois primeiros colocados do ranking se classificam para o Circuito Mundial.

"Sem dúvidas, esta conquista está entre as principais da minha carreira. São 10 anos correndo atrás e esta foi minha primeira vitória como profissional. E aconteceu em um evento internacional! Disputo o Brasileiro profissional também, fui terceiro no ranking no ano passado. Em 2019, fui finalista também em um evento desse, tirei segundo lugar fazendo a final com o bicampeão mundial Piccolo Clemente (PER). Mas este ano consegui a vitória", comemorou Escobar.
Foto: Acervo pessoal
Escobar comemora conquista em Saquarema

Na final em Saquarema, o capixaba enfrentou Jefson Silva, campeão na etapa do Uruguai; Matias Maturano, vencedor do Saquarema Surf Festival no ano passado e vice-campeão no Uruguai, e Anderson Silva, local do pico. Mas Alexandre Escobar correu por fora e somou notas 7,03 e 6,50, para conquistar o título por 13,53 pontos, contra 12,66 do Matias Maturano, 9,06 do líder do ranking, Jefson Silva, com Anderson Silva em quarto com 6,27.

"Demorou, mas chegou o meu dia. Foi muita luta, foi difícil, mas Deus abençoou e consegui a vitória. Tô muito feliz, tô realizado!", completou Escobar, que volta a Saquarema daqui a um mês para a segunda etapa do Circuito Brasileiro da categoria profissional e, em junho, viaja para o Peru para as etapas finais do Circuito Sul-Americano.

LEIA TAMBÉM: Espetáculo de superação no Circuito Mundial de Bodyboarding em Jacaraípe

Pontos moeda