Esportes

Equipe gaúcha recebe doações durante o Brasileiro de Basquete em Jacaraípe

Recreio da Juventude, de Caxias do Sul (RS), disputa o Brasileiro Sub-19 em Serra e inspirou ação solidária dos times capixabas Instituto Viva Vida/Cetaf, Saldanha da Gama e Álvares Cabral

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Rafael Brozeghini
Equipe sub-19 de basquete do Recreio da Juventude, de Caxias do Sul (RS), disputa campeonato em Serra

A campanha de solidariedade dos capixabas para ajudar o povo gaúcho, em razão das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul há dias, não para e chegou também no meio esportivo. A Federação Capixaba de Basquete (Fecaba) e as equipes do Instituto Viva Vida/Cetaf), Saldanha da Gama e Álvares Cabral se juntaram em uma campanha para enviar recursos para a cidade gaúcha de Caxias do Sul.

E o motivo para o município ter sido escolhido é simples: a presença da equipe do Recreio da Juventude, de Caxias do Sul, na disputa do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-19, que acontece na Arena Jacaraípe, em Serra, até sexta-feira (10).

>> Quer receber nossas notícias de Esportes 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Devido à dificuldade da logística para a entrega de donativos físicos, o objetivo da campanha é arrecadar recursos em dinheiro, via pix, para a Fundação Caxias, uma entidade social sem fins lucrativos, que tem o objetivo de centralizar o recolhimento e distribuição de donativos na cidade.

“Iniciamos a campanha para ajudar a população gaúcha neste momento difícil e achamos pertinente doar para Caxias do Sul, até por ter essa convivência com o pessoal do Recreio durante toda essa semana. Passamos uma mensagem no grupo de Whatsapp dos pais dos nossos alunos e também para outros amigos e amantes do basquete”, explicou o vice-presidente da Fecaba, Rogério Machado.

APOIO FUNDAMENTAL

Técnico da equipe gaúcha na competição, Bruno Lopes explicou que, no momento, a situação em Caxias do Sul não é tão alarmante como em Porto Alegre, mas o momento ainda é delicado.

“Por ficar em uma serra, Caxias está um pouco melhor agora. O aeroporto da cidade é um dos poucos que, no momento, operam normalmente e é por lá que estão chegando as doações. Mas ainda há muita gente desabrigada e desalojada na cidade. O ginásio que nós treinamos, por exemplo, está servindo como abrigo para o povo que precisou deixar as suas casas”, contou Lopes.

Segundo o treinador, tanto a sua família quanto a dos atletas estão em segurança agora, mas ele fez questão de agradecer a iniciativa e ajuda do povo capixaba.

“Esse apoio é fundamental, uma iniciativa bem bacana, do pessoal do basquete e da Federação, que vai ajudar muito as pessoas da nossa cidade e da região. Apesar de a parte central da cidade não ter alagado, faltam alimentos e o pessoal que mora mais na periferia está sem nada. Vai ser demorado para reestruturar tudo, mas são esses gestos que fazem diferença”, agradeceu o treinador.

Responsável por mais de 10 atletas, todos com idade abaixo de 19 anos, Lopes revelou que o esporte tem sido importante também para os meninos durante esse período: “A gente vem conversando muito com os atletas durante o período que estamos aqui. São meninos jovens, mas que já têm noção das coisas. Mas o esporte também é importante para que eles possam não pensar somente nessas coisas difíceis”.

COMO AJUDAR

Todas as doações em dinheiro, via pix, podem ser feitas diretamente para a Fundação Caxias, pela chave pix: [email protected].

Também é possível acompanhar o trabalho da Fundação Caxias pelo Instagram a entidade: https://www.instagram.com/fundacaocaxias 

LEIA TAMBÉM: Seleção brasileira é convocada para a Copa América com duas capixabas

Pontos moeda