Esportes

Flamengo pode ser eliminado da Libertadores já na próxima rodada; entenda

Sequência ruim de resultados, com apenas uma vitória nas últimas seis partidas, tem influência direta na classificação do time na Libertadores

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: X/@LibertadoresBR

Elenco milionário, faturamento bilionário, craques em quase todas as posições e um técnico com duas Copas do Mundo no currículo. O que parecia um sonho, começa a dar sinais de pesadelo para o Flamengo, que pode ser eliminado da Libertadores já na próxima rodada da competição.

A derrota fora de casa para o Palestino por 1 a 0, na noite de terça-feira, complicou a situação do time na tabela e gerou protestos da torcida. Faltando duas rodadas, o Fla faz as contas para evitar o que seria um vexame na primeira metade do ano.

>> Quer receber nossas notícias de Esportes 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

À beira de uma crise, o Fla tem apenas uma vitória nos últimos seis jogos da temporada, contando Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores.

A sequência começa com o empate em 0 a 0 com o Palmeiras, pelo Brasileirão. Logo depois, o time perdeu para o Bolívar por 2 a 1, pela Libertadores, e perdeu para o Botafogo por 2 a 0, no Brasileirão. A única vitória desse período foi por 1 a 0 sobre o Amazonas, na Copa do Brasil, seguida pelo empate em 1 a 1 com Red Bull Bragantino, no Brasileirão, e a derrota de terça-feira para o Palestino, novamente pela Libertadores.

RISCO DE ELIMINAÇÃO

A situação pode ficar pior na noite desta quarta-feira (8), caso o Bolívar derrote o Millonarios no encerramento da quarta rodada do Grupo E da Libertadores. Se isso acontecer, o time boliviano, atual líder da chave, com nove pontos e 100% de aproveitamento, estará classificado com duas rodadas de antecedência.

Assim, restará ao Flamengo brigar pela segunda e última vaga do grupo, sendo que, para isso, precisa secar o Palestino. Caso o Palestino vença o Millonarios na próxima terça-feira (14), o Fla ficará obrigado a derrotar o líder Bolívar, no Maracanã, um dia depois, para não ser eliminado na penúltima rodada.

A última vez que o Flamengo caiu na fase de grupos foi em 2017. Na ocasião, terminou em terceiro de seu grupo. Desde então, participou de todas as edições e sempre chegou ao mata-mata.

LEIA TAMBÉM: Atlético-MG primeiro time brasileiro nas oitavas de final da Libertadores

ENTENDA A SITUAÇÃO DO FLAMENGO NA LIBERTADORES

— Após quatro jogos, o Flamengo é o terceiro colocado do Grupo E, com quatro pontos, atrás de Bolívar (9 pontos) e Palestino (6 pontos). Os dois primeiros avançam às oitavas de final
— O Bolívar ainda joga pela quarta rodada, nesta quarta-feira (8), fora de casa, contra o lanterna Millonarios (1 ponto). Caso vença nesta quarta-feira, o Bolívar chegará aos 12 pontos e estará classificado com duas rodadas de antecedência, restando apenas uma vaga em disputa no Grupo E
— Com esta combinação, o Flamengo iria na quinta rodada ameaçado de eliminação. O time recebe o Bolívar na próxima quarta-feira (15), no Maracanã. Um dia antes, porém, jogam Millonarios x Palestino, na Colômbia.
— Uma vitória do Palestino obriga o Fla a vencer o Bolívar para seguir vivo. Se o Palestino vencer o seu jogo, irá a nove pontos e o Flamengo estará eliminado caso empate ou perca para o Bolívar, pois não teria mais condições de alcançar o time chileno na classificação.
Pontos moeda