Esportes

Aos 75 anos, Touro Moreno voltará aos ringues e diz que ainda tem "caldo" para dar

O folclórico boxeador Touro Moreno voltará aos ringues com 75 anos de idade. O pai de Esquiva e Yamaguchi Falcão, estrelas do boxe brasileiro na Olimpíada de Londres, em 2012, irá enfrentar Fabrício Lopes Sales, de Vila Velha, no dia 17 de maio, no Ginásio Tancredão, Vitória. Aluno de Touro Moreno, Fabrício tem 32 anos – 43 a menos que o mestre. A luta será disputada na categoria peso-médio amador, até 75kg.

Empolgado com a oportunidade de retornar aos ringues, Touro Moreno revelou que esta luta não marcará a sua aposentadoria. Em caso de vitória contra Fabrício, o boxeador já tem outro combate marcado, contra um oponente carioca, também no mês de maio.

“Não é um encerramento da minha carreira, eu quero retornar para as lutas com público. O Fabrício Lopes é meu aluno e vai ser professor do meu projeto. Quero mostrar que o boxe é um esporte que pode ser lutado entre pai e filho, professor e aluno. A minha fama foi feita baseada em Waldemar Santana, que venceu o mestre dele, o Hélio Gracie. Eu tenho essa e se vencer já tenho outra marcada para o mês de maio também, contra um carioca veterano, que é o Adauto Soares. Eu já perdi uma e empatei a outra. Quero ver se quem lutou comigo quando era novo ainda tem gás” afirmou o boxeador.

Com 1,70m de altura, Touro Moreno mantém a forma treinando com seus filhos, normalmente no fundo de sua casa, no município da Serra. Inspirado no poeta romano Juvenal, o boxeador quer mostrar que o esporte não tem idade.

“Não tem lutador na minha idade, com a minha forma física e o jeito que estou lutando. Eu quero mostrar que para competir não tem idade, basta ter uma cabeça boa. Como diz o ditado: “Men sana, corpore sano”, mente sã e corpo são. É só ter disposição e ser saudável. O exercício ainda é o remédio e a saúde. Estou preparado, precisam ver o animal. Eu treino à noite, porque é o horário da luta, faço manopla, bato em saco e ainda dou os meus socos na bananeira. Treino todos os dias em casa, quatro horas por dia” concluiu.

Aos 75 anos, Touro Moreno confia ser o boxeador mais velho do mundo em atividade. Caso a informação seja confirmada, o capixaba irá lutar por um lugar no livro dos recordes após a disputa da luta. 

Lutas memoráveis

O homem magro de pouco mais de 1,70m, exibe saúde de ferro e se sustenta com a mesma dieta que criou para dar força aos filhos: banana cozida, abóbora e inhame, plantados na horta, e muita água. Corre dez quilômetros por dia e se orgulha de, anos atrás, ter derrotado “dois meninos”, um de 44 anos e outro de 60. A história se mistura com a lenda de Touro Moreno, um lutador de vale-tudo, com golpes vindos do boxe e do judô, muito temido no Espírito Santo nas décadas de 1960 e 1970. Uma de suas histórias mais famosas foi a de ter batido em 30 marinheiros ao mesmo tempo.

A luta mais famosa de Touro Moreno foi em meados da década de 1960 contra o carioca Waldemar Santana, um dos decanos do jiu-jítsu brasileiro, famoso por ser o primeiro homem a nocautear Hélio Gracie, em luta que durou horas. O sangrento combate com Waldemar terminou em empate, para preservar a integridade física dos lutadores.

Veja o sangrento combate:

Em 1971, Touro protagonizou outra luta empolgante em Vitória, contra Casemiro Nascimento, o Rei Zulu. O oponente tinha mais de 1,90m e Touro conseguiu outro heróico empate. O objetivo do campeão também é formar mais dois lutadores: Thomaz Edson, de 22 anos, que luta artes marciais mistas (MMA), e Estivam, de 17, que já foi campeão brasileiro de boxe cadete. “Quero ter quatro filhos na próxima Olimpíada. Falta-me o ouro, mas ele vai vir em 2016”, profetiza.

Curiosidades 

O que o senhor acha da possibilidade de Yamaguchi e Esquiva disputarem o UFC?

“Eu acho que eles vão para o UFC. Já temos um mais novo, o Thomas Edison, que está treinando o UFC. Agora, sobre os dois meninos mais velhos, a gente vai ver a proposta, o que vão oferecer para eles. E eu quero treiná-los para essa mudança”, analisa. 

Por que o nome Yamaguchi?

Touro Moreno teria arrumado briga com cerca de 20 marinheiros num prostíbulo. Segundo a lenda, os agredidos, como vingança, teriam matado o mestre de artes marciais do lutador, cujo nome era Yamaguchi. Como homenagem, Touro decidiu batizar um dos filhos com o nome do amigo. Mas a verdade é que o professor de judô Yamagushi morreu assassinado sim, mas por outro motivo. Foi um crime passional.

Por que Esquiva?

Esquiva é o nome de um movimento de defesa no boxe, que se faz mexendo quadril, tronco e cabeça, para fugir dos golpes. “No boxe, os treinadores não podiam falar durante as lutas. Meu pai me deu esse nome porque, assim, ele poderia gritar “Esquiva”, sem problemas durante a luta já que estaria falando o meu nome”, disse.

Por que Estivam? 

“Eu sempre fui muito apaixonado pelo boxe e este nome é uma homenagem a um lutador cubano, no qual admirava bastante”, alega Touro.

      

Primeiros golpes

Segundo Touro Moreno, os primeiros socos dados pelos filhos foram ainda durante a amamentação: “A primeira brincadeira que eu fazia com eles era colocar a mãozinha junto ao seio da mãe, fazendo pow-pow”.

Treino

Touro conseguiu fazer com que quatro, dos seus nove filhos, virassem pugilistas. Montou uma academia improvisada no quintal de casa. Os golpes eram treinados dando pancadas numa bananeira.

                   

Drogas

Aos 16 anos, Esquiva ficou desiludido e deu um tempo no boxe. Foi vender drogas para ganhar dinheiro. “Por sorte, meu pai descobriu e me tirou desse mundo”, lembra.

Por que o senhor insiste em lutar aos 75 anos? 

"Não luto para aparecer. Até desafiei alguns, mas eles não quiseram. Quando me preparo para lutar eu estou cuidando de minha saúde. São três meses em que eu me alimento, tomo meus suplementos, levanto cedo para correr. Eu faço dez quilômetros por dia. Agora é difícil arranjar adversário para mim. Nocauteei, no ano passado, um adversário mais novo. Ele caiu com um minuto e 40 segundos de luta. Eu bato muito duro ainda. Ainda dou caldo", finaliza. 

Pontos moeda