Esportes

Cães treinados no Estado vão atuar durante a Copa do Mundo

Sede do Centro Nacional de Cães de Faro, todos os cachorros da Receita Federal no país são treinados no Espírito Santo. Só no ano passado 1,5 mil quilos de drogas foram apreendidos no Brasil graças aos cães de faro da Receita Federal.

Ao todo, 25 animais já foram treinados aqui no Espírito Santo e estão atuando em postos da Receita Federal em todo o país. A meta é treinar 50 até 2016 por causa das Olimpíadas e o avanço do tráfico internacional de drogas. Segundo a Receita, o Brasil é hoje a principal rota de cocaína do mundo.

“Essa droga é produzida na Colômbia, no Peru e na Bolívia, pois nós temos fronteira terrestre com esses países. Temos também a produção de maconha no Paraguai. Em função disso, nós somos o segundo consumidor de cocaína do mundo, que só perde para os Estados Unidos, além de sermos considerados hoje o primeiro país de rota de passagem de cocaína. É uma situação muito grave e temos que lutar muito para conseguir diminuir esse problema”, afirma o chefe do Centro Nacional de Treinamento, Carlos Xavier.

Mariana Silveira é agente da Receita Federal em Foz do Iguaçu, no Paraná. No treinamento que veio fazer no Espírito Santo, conheceu a Flecha, uma cadela pastor belga malinoá. Agora as duas são parceiras no combate ao trafico de drogas. “Flecha agora é minha parceira em todos os trabalhos. Cada condutor conduz apenas um cão, então ele cria um vínculo com a gente e só trabalha com o condutor”. 

Mariana e Flecha estão entre os formandos da última turma, com seis cães, que termina o curso esta semana. Três desses cães vão atuar em cidades sede da Copa do Mundo, como Salvador, Natal e Fortaleza.

“Eles vão começar a trabalhar na Copa do Mundo, principalmente na área de bagagem, malas e passageiros. Por isso que eles são cães de indicação passiva. Além disso, temos servidores de outras unidades, que não são cidades sede da Copa do Mundo, mas são consideradas estratégicas pela Receita Federal”, explica Xavier.

Os cães são treinados com brinquedos, como uma bola de tênis, por exemplo. Eles querem apenas encontrar o brinquedo, que é impregnado de cocaína, maconha, ou qualquer droga que se queira treinar o cão. Ele então associa que onde tiver aquele cheiro, tem o brinquedo dele. Eles são usados principalmente em depósitos ou nos aeroportos para vasculhar malas. 

Pontos moeda