Esportes

Espírito Santo investe na formação de atletas em três modalidades de lutas

Lutadores capixabas de três modalidades diferentes prometem atingir um alto nível de competitividade nos próximos anos. Com o início das atividades do Centro de Treinamento Esportivo do Espírito Santo (Coes), no ano passado, as primeiras conquistas no judô, boxe e taekwondo já começam a aparecer.

Técnico do judô do Coes, Ezequiel Paraguassu destacou o bom trabalho desenvolvido e está animado para a disputa do Campeonato Brasileiro Regional neste final de semana, em Belo Horizonte, Minas Gerais. 

“Temos atletas da base até o alto rendimento e a maioria está classificada para essa competição. Acima de 15 anos, todos os alunos vão disputar esse campeonato. Com a base os trabalhos começaram um pouco mais tarde, então ainda só cinco crianças competirão, mas estamos no caminho certo”, disse o treinador.

Ezequial destaca todo o trabalho de comissão técnica que existe no Coes e que, segundo ele, é um diferencial com relação as outras academias. “A gente vê ótimos técnicos em outros locais, mas aqui temos também toda uma estrutura para o atleta, com nutricionistas, fisioterapeutas e médicos, por exemplo. Isso é um diferencial que ajuda no rendimento dos nossos judocas”, contou Paraguassu.

Um dos atletas que já é destaque é João Vitor Falqueto, de 17 anos . “Vim para o Coes na metade do ano passado e já percebi uma evolução no meu judô. Lá o volume de treino é grande, temos uma boa estrutura”, garantiu.

O jovem judoca, que foi campeão sul-americano em 2013, está classificado para o Circuito Mundial sub-21, na Áustria, que vai ser disputado de 31 de maio a 5 de junho deste ano. E João Vitor sonha longe, quer chegar às Olimpíadas.

“Neste final de semana viajo para Belo Horizonte para a disputa do Brasileiro Regional, competição que sempre ganhei medalhas. Depois tem esse desafio na Áustria, que espero chegar bem e também trazer medalha. Isso tudo vai contribuir para eu chegar às Olimpíadas. Minha meta é estar no Jogos de 2020, mas vou me esforçar para também participar do Rio”, contou João Vitor.

Taekwondo

O esporte ainda não tem muita tradição no Espírito Santo, mas, com a chegada do Coes, o técnico da modalidade, Leni Júnior, acredita que os atletas capixabas podem ser uma potência. 

“Não tínhamos tradição em competição, ainda estamos captando atletas, não temos todas as categorias desde a base. Hoje são 42 atletas com a gente e, desses, oito são do alto rendimento. A gente vem realizando o trabalho há um ano e os resultados já são bons”, disse o treinador.

Mesmo há pouco tempo desenvolvendo o trabalho, os atletas do Coes conquistaram até agora 141 medalhas em campeonatos regionais, nacionais e internacionais. Fora do País foram quatro medalhas conquistas no ano passado, três de ouro e uma de prata.

Um dos destaques do Coes na modalidade é Charles Maioli, atleta com a experiência de ter sido reserva de Diogo Silva no Jogos Pan Americanos de Guadalajara, em 2011, e também nas últimas Olimpíadas de 2012, em Londres. Charles, que atua na categoria até 63 kg, foi o melhor do ranking nacional em sua categoria em 2013. 

Boxe

Inspirado na conquista dos irmãos capixabas Yamaguchi e Esquiva Falcão, bronze e prata nas Olimpíadas de 2012, respectivamente, o Coes também  atua na formação de boxeadores. Os trabalhos ainda não decolaram. Foram apenas cinco medalhas até agora e haverá uma mudança no comando técnico, segundo a assessoria de imprensa do Centro. 

Mesmo ainda engatinhando, Esquiva, que atualmente é boxeador profissional, acredita que a iniciativa do Coes em manter a modalidade pode dar bons frutos ao Espírito Santo.

“Já tive a oportunidade de visitar o centro e achei ótima a iniciativa de colocarem um centro de treinamento de boxe aqui no Estado. Quem sabe podem aparecer outros medalhistas olímpicos? Temos grandes atletas aqui. Eu precisei sair cedo do Estado quando estava no boxe olímpico. Acho que agora o Espírito Santo pode ‘segurar’ esses boxeadores por mais tempo”, acredita o medalhista olímpico.

Pontos moeda