Esportes

Vasco vence e elimina o Resende da Copa do Brasil

Três dias depois de perder o título carioca para o Flamengo, em jogo polêmico, o Vasco conseguiu se classificar para a segunda fase da Copa do Brasil ao derrotar o Resende, por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, em São Januário. O único gol da partida foi marcado por Douglas em cobrança de pênalti, marcação muito contestada pelos jogadores do time do Sul-fluminense. Porém, o time cruz-maltino havia reclamado anteriormente da anulação de um gol marcado por André Rocha,em condição legal.

Na próxima etapa da competição nacional, o Vasco vai enfrentar o Treze, da Paraíba. A equipe de Campina Grande eliminou o Tombense, de Minas Gerais. Antes, o time comandado por Adilson Batista vai fazer sua estreia na Copa do Brasil, sábado, diante do América-MG.

Durante o segundo tempo, o atacante Everton Costa que já tinha deixado o jogo, sofreu uma queda de pressão, no banco de reservas, e acabou sendo levado para o hospital.

O jogo -  Em noite de muita chuva, Vasco e Resende começaram a partida mostrando boa disposição ofensiva. Logo no primeiro minuto, em bola levantada sobre a área cruz-maltina, o zagueiro Thiago Sales usou a cabeça e assustou o goleiro Martin Silva.

O time de São Januário tentava forçar o jogo pelas laterais e, aos cinco minutos, chegou pela primeira vez, com perigo, em chute de Felipe Bastos. Um minuto depois foi a vez de Douglas arriscar, da entrada da área, mas a bola saiu.

Nem a chuva que caía de forma incessante conseguia esfriar o ânimo das duas equipes. Aos 12 minutos, em cobrança de falta, Felipe Bastos obrigou o goleiro Mauro a praticar boa defesa, espalmando para escanteio.

O time dirigido por Adilson Batista passou a dominar o jogo, forçando a equipe do Resende a recuar para bloquear as investidas do adversário.

Aos 18 minutos, Felipe Bastos bateu falta na entrada da área, mas a bola desviou na barreira. O Vasco continuava mais bem postado em campo e, aos 23 minutos, o lateral-direito André Rocha arriscou e a bola passou bem perto da trave esquerda.

O Resende seguia se preocupando apenas com a marcação. O time dirigido por Ailton Ferraz mantinha apenas Clébson na frente, marcado por dois zagueiros vascaínos. A marcação dura da equipe sul-fluminense acabou causando a saída do lateral-esquerdo Diego Renan, atingido por Dudu. Marlon entrou na vaga do titular.

Nos minutos finais do primeiro tempo, o Vasco tentou furar o bloqueio, mas a defesa do Resende continuou muito atenta, impedindo que o time da casa criasse condições de conclusão. Já nos acréscimos, André Rocha, em posição legal,marcou de cabeça, mas a arbitragem assinalou impedimento, causando muita revolta nos torcedores presentes em São Januário.

Os jogadores do Vasco voltaram para o segundo tempo, ainda muito revoltados com a anulação do gol e tiveram que ser contidos pelo técnico Adilson Batista, porque insistiam em reclamar do trio de arbitragem.

Aos cinco minutos, depois de boa troca de passes, Douglas rolou para Felipe Bastos que chutou sem levar perigo para o gol de Mauro. O time de São Januário seguia procurando espaços na fechada defesa do Resende. Aos 11 minutos, depois de boa tabela com Dakson, Douglas bateu forte, mas a bola saiu. Dois minutos depois, o colombiano Montoya, deslocado para direita, fez ótima jogada individual e bateu forte. O goleiro Mauro saltou e mandou para escanteio, evitando o gol.

O Vasco seguiu pressionando e, aos 20 minutos, Reginaldo recebeu dentro da área, tentou a bicicleta e acabou desperdiçando a chance. Montoya era a melhor opção, levando vantagem sobre seus marcadores. Aos 23 minutos, Reginaldo e Thiago Sales se chocaram na grande área e o atacante do Vasco caiu. O árbitro marcou pênalti, o que gerou grande revolta entre os jogadores do Resende que acusaram o atacante cruz-maltino de simulação. Douglas bateu no canto direito, sem chances para Mauro.

Em desvantagem, o técnico Ailton trocou o zagueiro Daniel pelo atacante Geovane Maranhão. E aos 33 minutos, o Vasco teve outra chance de marcar, em cobrança de falta na entrada da área, mas o chute de Douglas desviou na barreira.

Nos minutos finais, o Vasco tratou de segurar a bola para administrar a vantagem, enquanto o Resende se lançou à frente de forma desesperada nos últimos minutos para buscar o empate que lhe garantiria a classificação, mas o goleiro Martin Silva fez a defesa que garantiu a vitória e a vaga do Vasco.

Pontos moeda