Esportes

Seleção australiana já começa preparação no ES nesta quinta-feira; treino aberto ao público será no sábado

A Arena Unimed Sicoob está pronta e com um gramado novo à espera da seleção australiana, que terá toda a estrutura física para a perfeita preparação

Seleção da Austrália na expectativa para chegada a Vitória Foto: Divulgação

O treinador da seleção brasileira, Felipão, e os jogadores canarinhos não estarão mais sozinhos: a delegação da Austrália desembarca nesta quarta-feira (28) no Brasil e será a primeira equipe estrangeira a chegar ao país para a disputa do Mundial.

Querendo ser a “zebra” da competição, os australianos deixaram a Oceania no início da tarde de quarta rumo à América do Sul, cruzando o Oceano Pacífico até chegar a Santiago (Chile), onde será a primeira escala da viagem. Após, os australianos seguem para Curitiba, onde fazem a imigração em solo brasileiro, passando pela alfândega, para enfim fazer o último trecho da viagem até chegar na capital capixaba.

A chegada em Vitória está prevista para o horário entre 20 e 23 horas no Aeroporto Eurico Sales, de onde a delegação da Austrália segue até o Hotel Ilha do Boi, local onde ficará concentrada. Já prevendo possíveis protestos, que estão acontecendo pelo Brasil, existe a possibilidade de os australianos alterarem esse plano inicial e desembarcarem no Espírito Santo em um horário alternativo.

O primeiro treinamento da equipe da Oceania está marcado para a manhã de quinta (29), na Arena Unimed Sicoob, em Cariacica, às 11 horas. Logo depois, o técnico Ange Postecoglou dará uma entrevista coletiva para a imprensa. Na sexta-feira (30), o treino está marcado para o mesmo horário e terá portões fechados. E, no sábado, também às 11 horas, os Socceroos farão um treino aberto para o público. De acordo com o colaborador da Federação de Futebol, Gustavo Vieira, ainda será definido onde os torcedores poderão retirar os ingressos para a atividade, que terá entrada gratuita.

Caso não avance às oitavas de final, a estimativa é que a delegação da Austrália deixe o Brasil logo após o último jogo da primeira fase, contra a Espanha (dia 23 de junho), saindo da Arena da Baixada, em Curitiba, direto para o aeroporto, com embarque imediato.

Após empate, Ange Postecoglou corta três atletas

A Seleção da Austrália teve um agitado inicio de semana. Após o empate por 1 a 1 com a África do Sul, no ANZ Stadium, em Sydney, o técnico dos Socceroos, Ange Postecoglou, cortou três atletas da primeira pré-lista e divulgou o elenco de 27 jogadores que viaja ao Brasil, para o início da preparação.  

Ange Postecoglou promete mais mudanças Foto: Divulgação

O defensor Curtis Good, do Dundee United-ESC, e os meio-campistas Joshua Brillante, do Newcastle Jets-AUS e Adam Sarota, do Utrecht-HOL, foram os cortados. Com a divulgação dessa nova lista, os atletas Mark Bresciano, Tim Cahill, Mark Milligan, Josh Kennedy e Luke Wilkshire seguem mantendo vivo o sonho de defender a seleção da Austrália pela terceira vez em Copas do Mundo. Mais quatro atletas ainda serão dispensados, no dia 2 de junho, após o jogo-treino contra o Paraná Clube, na Arena Unimed Sicoob, em Cariacica. Esta também é a data final para que as seleções confirmem os seus 23 convocados para a Copa e é quando acontece a divulgação oficial pela FIFA dos elencos das 32 seleções.

Copa do Mundo

A equipe australiana fez um amistoso nesta segunda-feira, contra a África do Sul, em Sydney e as equipes empataram por 1 a 1. O gol dos Socceroos foi marcado pelo atacante Tim Cahill, que foi o capitão da equipe, na ausência de Mile Jedinak, atual dono da braçadeira, que não atuou por lesão. Após o compromisso, os australianos deixam seu país e chegam ao Brasil no dia 28 de maio, com um plantel de 27 jogadores. Em 2 de junho acontece um jogo-treino contra o Paraná Clube, na Arena Unimed Sicoob, em Cariacica, no Espírito Santo e logo após a partida, o técnico Ange Postecoglou cortará quatro atletas, divulgando a lista final com os 23 eleitos. Logo depois, os australianos fazem outro amistoso, desta vez contra a Croácia, no dia 6 de junho, no estádio Pituaçu, na Bahia.

Cahill será a grande esperança de gols da seleção australiana Foto: Divulgação

A Austrália, que ficará hospedada no Hotel Ilha do Boi, em Vitória, capital do Espírito Santo, integra o Grupo B e irá abrir a sua participação na Copa do Mundo contra o Chile, no dia 13 de junho, na Arena Pantanal, em Cuiabá, no estado de Mato Grosso. A seguir, os Socceroos encaram a Holanda, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 18 de junho. E os australianos encerram a sua participação na primeira fase contra a atual campeã, a Espanha, em partida que acontece no dia 23, na Arena da Baixada, em Curitiba, no Paraná.

Veja os 27 atletas da Austrália que chegam ao Espírito Santo

Goleiros

Mark Birighitti (Newcastle Jets-AUS)

Eugene Galekovic (Adelaide United-AUS)

Mitchell Langerak (Borussia Dortmund-ALE)

Mat Ryan (Brugge-BEL)

Defensores

Jason Davidson (Heracles Almelo-HOL)

Ivan Franjic (Brisbane Roar-AUS)

Ryan McGowan (Shandong Luneng Taishan-CHN)

Matthew Spiranovic (Western Sydney Wanderers-AUS)

Alex Wilkinson (Jeonbuk Hyundai-COR)

Luke Wilkshire (Dinamo Moscou-RUS)

Bailey Wright (Preston North End-ING)

Meias

Oliver Bozanic (Luzern-SUI)

Mark Bresciano (Al Gharafa-CAT)

James Holland (Austria Vienna-AUT)

Mile Jedinak (Crystal Palace-ING)

Massimo Luongo (Swindon Town-ING)

Matthew McKay (Brisbane Roar-AUS)

Mark MIlligan (Melbourne Victory-AUS)

Tommy Oar (Utrecht-HOL)

Tommy Rogic (Melbourne Victory-AUS)

James Troisi (Melbourne Victory-AUS)

Dario Vidosic (Sion-SUI)

Atacantes

Tim Cahill (New York Red Bulls-EUA)

Ben Halloran (Fortuna Dusseldorf-ALE)

Josh Kennedy (Nagoya Grampus-JAP)

Matthew Leckie (FSV Frankfurt 1899-ALE)

Adam Taggart (Newcastle Jets-AUS)

Pontos moeda