Esportes

Torcedores capixabas relembram histórias vividas no Estádio Kleber Andrade

A bola rola pela terceira rodada da Copa Espírito Santo, no sábado (23) a partir das 15 horas. A partida será transmitida ao vivo pela TV Vitória

Estádio foi todo reformado Foto: Universo Ufes

O futebol capixaba vive a expectativa para um momento histórico. No próximo sábado (23), o Estádio Kleber Andrade vai receber pela primeira vez uma partida oficial de futebol. O templo capixaba de belos gols, dribles e momentos inesquecíveis foi todo reformado e agora ostenta modernidade.

Os anfitriões da estreia serão os times do Rio Branco e São Mateus. O jogo marcará o reencontro entre dois velhos amantes, já que o “Brancão” foi dono do lendário estádio. A bola rola pela terceira rodada da Copa Espírito Santo, a partir das 15 horas. A partida será transmitida ao vivo pela TV Vitória.

De cara nova, a expectativa é que um grande público compareça ao jogão. Nesta terça-feira (19), dois personagens que fazem parte da história do estádio foram até o local e reviveram o passado. Jorge Reis, um dos maiores goleiros da história capixaba, recordista mundial sem levar gols por 1.664 minutos, foi ao templo sagrado junto a Antônio César de Andrade, filho de Kleber Andrade, que se estivesse vivo, teria 92 anos.

A história do Estádio começa na década de 70, ano de sua construção. Atualmente, a praça esportiva faz parte do trajeto do Rio Branco e representa um marco para o futebol do Espírito Santo.

Em 1974, Kleber Andrade deu ordem de serviço para o início das obras no estádio. Inicialmente o local se chamaria “De todos os clubes”, mas como Kleber Andrade morreu em um acidente de carro antes da inauguração, o ex-presidente foi  homenageado com o nome do estádio.

O templo do futebol Capixaba recebeu sua primeira partida em 1983. Três anos depois, toda sintonia entre o estádio e o Rio Branco proporcionaram lembranças épicas, quando, em 1986, o “Brancão” participou do Campeonato Brasil de Futebol. O jogo aconteceu contra o Vasco da Gama. O feito perdura até os dias de hoje, já que o Rio Branco, com um gol de Márcio Fernandes, balançou as redes e garantiu a vitória para o time capixaba, na partida que é recorde de público, com 50 mil torcedores.

Na época gloriosa, o ex-goleiro Jorge Reis já tinha aposentado as luvas. O arqueiro disputou apenas uma partida no estádio: um amistoso entre veteranos. Após se aposentar, Reis se tornou técnico de futebol e atualmente trabalha como radialista. Profissão que lhe permite acompanhar toda a história do reformulado estádio, que em 2008 foi comprado pelo Governo do Estado.

 Em 2014, o Kleber Andrade adicionou mais um capítulo em sua tradicional história, ao receber a seleção de Camarões durante a Copa do Mundo. No sábado, dois gigantes do futebol capixaba se reencontrarão e terão a oportunidade de fazer história no maior estádio do Espírito Santo. 

Pontos moeda