Esportes

Com capixaba na disputa, UFC Fight 58 promete grandes emoções na noite deste sábado

Para os capixabas, o card tem uma emoção especial por contar com o canela verde e fenômeno do MMA, Erick Silva

Foto: Reprodução

O card do UFC Fight 58, que será disputado na noite deste sábado (20), está recheado de lutas de brasileiros contra “gringos”, do jeito que os fãs MMA adoram! A última edição de 2014 do maior evento de lutas acontece no Ginásio José Correa, em Barueri, São Paulo. Confira os principais destaques:

Destaques no CARD PRINCIPAL
Peso-médio: Lyoto Machida x CB Dollaway
Na luta mais esperada da noite, temos a presença da estrela do MMA brasileiro, o “dragão” Lyoto Machida (21-5). O ex-campeão da categoria dos meio-pesados faz sua quarta luta depois que baixou de categoria (peso médio) e a primeira após ter perdido a disputa de cinturão para  o campeão Chris Weidman por decisão dos jurados.

O brasileiro é o atual quarto colocado no ranking oficial do peso médio do UFC. Essa luta é importantíssima para Machida, pois perder esse combate significa jogar água fria na possibilidade de uma nova chance de disputar o cinturão.

O brasileiro pega pela frente o americano oriundo do Wrestling e décimo colocado no ranking, CB Dollaway (15-5). O americano se sente em casa lutando no Brasil. Já esteve em ringues brasileiros duas vezes e saiu com vitórias nas duas ocasiões. A primeira vez foi contra o brasileiro Daniel Sarafian e depois contra o pupilo de Vitor Belfort e também brasileiro Cezar Mutante. CB Dollaway é um veterano no UFC. Estreou no evento em 2008 na disputa do TUF 7 dos Estados Unidos. De lá para cá, foram um total de 15 lutas no evento, com 10 vitórias e 5 derrotas. O americano tenta engatar sua terceira vitória seguida e estará muito cotado para uma eventual disputa de título, caso estrague a festa do brasileiro.
 
Peso-galo: Renan Barão x Mitch Gagnon
No “co-main event” temos a fera Renan Barão. O ex- campeão do peso galo ficou fora de sua última luta quando desmaiou durante o corte de peso e foi levado às pressas para o hospital. Na ocasião, iria tentar recuperar o cinturão que havia perdido na luta anterior para o americano T.J Dillashaw. Renan Barão atualmente é o primeiro colocado no ranking oficial dos galos, ficando atrás somente mesmo do campeão.

É faixa preta de Jiu Jitsu, tem um Muay Thai afiadíssimo e um cartel de dar inveja a qualquer lutador, com 32 vitórias e apenas 2 derrotas. Considerado o décimo melhor lutador em atuação entre todas as categorias de peso do UFC, Renan Barão precisa vencer essa luta por uma questão psicológica. Antes de seu ultimo revés, o brasileiro não lembrava mais o que era perder. Em toda sua carreira só tinha perdido em sua estreia no MMA e estava há 32 lutas sem derrotas, antes de ser nocauteado no quinto round por TJ Dillashaw. Barão tem pela frente o promissor atleta canadense, Mitch Gagnon. O lutador vem de 4 vitórias seguidas. Perdeu somente em sua estreia no UFC e ganhou as outras 4 lutas, sendo 3 vitórias por finalização e uma por decisão do juízes.
 
Peso-meio-pesado: Antônio Cara de Sapato x Patrick Cummins
O card conta também com a presença do ganhador do torneio peso pesado do TUF Brasil 3, Antônio Cara de Sapato. O brasileiro faz sua segunda luta no UFC e sua estreia na categoria meio pesado contra o  americano Patrick Cummins, um lutador em plena ascensão na categoria. Patrick Cummins é um wrestler de ponta que teve uma estreia conturbada no UFC. O lutador foi chamado de última hora para substituir Rashad Evans, que se lesionou nas vésperas do UFC 170 para enfrentar, nada mais, nada menos, que Daniel Cormier. Apesar da derrota de sua estreia, o lutador já fez outras duas lutas e ganhou as duas.
 

Foto: Reprodução/ UFC

Peso-meio-médio: Erick Silva x Mike Rhodes
Para os capixabas, o card tem uma emoção especial por contar com o canela verde e fenômeno do MMA, Erick Silva. O lutador do Espírito Santo estreou no UFC após se consagrar campeão do Jungle Fight, maior evento de MMA brasileiro. O capixaba chegou como uma grande promessa da categoria dos meio médios. Apesar disso, no UFC, Erick Silva tem um cartel que combina vitórias avassaladores com derrotas decepcionantes e, após ter sido nocauteado por Matt Brown em sua última apresentação, perdeu sua posição entre os lutadores Top 15 da categoria. Apesar do talento imenso de Erick, até o momento, seu calcanhar de Aquiles vem sendo o seu condicionamento físico. O lutador entra muito forte no primeiro round e perde muito gás, caso a luta tenha que ir para um segundo ou terceiro round. O capixaba pega pela frente o americano Mike Rhodes, que até agora não se encontrou no UFC. Foram duas lutas na organização e duas derrotas. O americano precisa ganhar neste sábado, de qualquer jeito, se não quiser passar no “RH” da organização.
 
Destaque no CARD PRELIMINAR 
O destaque do card preliminar está na luta do brasileiro, atleta da Nova União, Hacran Dias (21-3-1) contra o americano Darren Elkins (18-4). O americano tem um estilo de luta amarrada, feio e chato de se ver, porém muito eficiente. De um total de 11 apresentações no UFC foram 8 vitórias e 3 derrotas. Sua última luta foi uma vitória contra  o também brasileiro e atleta  duríssimo, Lucas Martins. Hacran Dias teve 3 participações no UFC, estreou com vitória no evento, mas perdeu suas próximas 2 lutas por decisão unânime dos juízes. Vale lembrar que esse cartel não representa o talento do brasileiro. Hacran Dias é um atleta duríssimo, faixa preta de Jiu Jitsu e tem as mãos afiadas. Tinha um cartel de 21 vitórias e somente 1 derrota antes de entrar para o evento. O brasileiro treina na Nova União, o mesmo time do campeão do peso pena José Aldo e do ex-campeão do peso galo Renan Barão. Apesar do enorme potencial, Hacran Dias precisa desesperadamente ganhar sua luta de hoje para se firmar na maior organização de MMA do mundo. Sua terceira derrota seguida pode lhe custar uma aposentadoria precoce do evento.

CARD PRINCIPAL
Peso-médio: Lyoto Machida x CB Dollaway
Peso-galo: Renan Barão x Mitch Gagnon
Peso-meio-pesado: Antônio Cara de Sapato x Patrick Cummins
Peso-leve: Elias Silvério x Rashid Magomedov
Peso-meio-médio: Erick Silva x Mike Rhodes
Peso-médio: Daniel Sarafian x Junior Alpha

CARD PRELIMINAR
Peso-meio-pesado: Marcos Pezão x Igor Pokrajac
Peso-pena: Renato Moicano x Tom Niinimaki
Peso-pena: Darren Elkins x Hacran Dias
Peso-galo: Leandro Issa x Ulka Sasaki
Peso-meio-médio: Marcio Lyoto x Tim Means

UFC: Machida x Dollaway  (UFC fight night 58)
Quando: sábado, 20 de dezembro de 2014; Barueri, SP
Horário: A partir de 22 horas (de Brasília)

Pontos moeda