Esportes

Corinthians bate o São Paulo e mantém tabu no Morumbi

Com um jogador a menos durante boa parte do segundo tempo, a equipe alvinegra se fechou em campo, aproveitando o placar aberto ainda no começo da primeira etapa

Redação Folha Vitória
Danilo e Guerrero comemoram o gol do Timão no clássico contra o São Paulo no Morumbi Foto: R7

São Paulo - O Corinthians venceu o São Paulo por 1 a 0, em partida disputada neste domingo, no Estádio do Morumbi, pelo Campeonato Paulista. Com um jogador a menos durante boa parte do segundo tempo, a equipe alvinegra se fechou em campo, aproveitando o placar aberto ainda no começo da primeira etapa, quando Danilo, aos 11 minutos, fez um bonito gol. O rival até teve chance grande de empatar, mas Rogério Ceni desperdiçou um pênalti defendido por Cássio.

Com a vitória, o Corinthians tirou a invencibilidade do rival na competição e manteve um tabu de não perder para o São Paulo no Morumbi há 8 anos. De quebra, somou mais três pontos e continuou na liderança do Grupo B do Paulistão, agora com 19 pontos ganhos. A equipe tricolor, por sua vez, conheceu a primeira derrota do campeonato, mas continuou na liderança do Grupo A, com 17 pontos ganhos.

Com exceção do público bastante pequeno, de 18.720 pagantes, o clássico contou com vários elementos de um grande jogo: dedicação dos dois times, boas jogadas e lances polêmicos.

As equipes não pouparam atletas. Com a exceção dos jogadores no departamento médico do Corinthians (Fábio Santos, Bruno Henrique, Renato Augusto e Mendoza) e dos atletas no departamento médico do São Paulo (Dória, Carlinhos e Rodrigo Caio), somente Alexandre Pato não jogou, mas foi por questões contratuais, já que pertence ao clube do Parque São Jorge. Com isso, a dupla de ataque tricolor foi formada pelo argentino Centurión e por Luis Fabiano.

O JOGO - Os primeiros minutos de jogo foram bem disputados e como poucos lances agudos de gol. Do lado do São Paulo, o mando de campo trouxe uma equipe mais determinada que o do mais recente Majestoso pela Copa Libertadores. Do lado do Corinthians, o estilo tradicional do técnico Tite prevalecia, com a equipe bem postada em campo e administrando a posse de bola de maneira inteligente.

O primeiro lance de perigo já veio em forma de gol, aos 11 minutos. E foi exatamente do visitante Corinthians, que havia marcado neste mesmo tempo de jogo no duelo da Libertadores.

Numa jogada bem trabalhada pela equipe, Guerreiro se livrou da defesa e serviu Danilo, recuando a bola para trás, praticamente na entrada da grande área. Sem marcação, o meia emendou, de pé direito, um chute de primeira que fez a bola parar no fundo das redes de Rogério Ceni.

Após o gol, o São Paulo tentou forçar a marcação para roubar a bola do Corinthians, mas a equipe de Tite jogava do jeito que mais gosta: com vantagem no placar e esperando o erro do adversário. Aos 22, Elias aproveitou passe de Guerreiro e só não ampliou porque Rogério Ceni defendeu o chute.

Aos 24, o São Paulo deu a resposta numa jogada que fez a sua torcida levantar no Morumbi. Depois do meia Michel Bastos cruzar da esquerda, o argentino Centurión completou para o gol de carrinho. Providencial, Cássio evitou o empate com uma ótima defesa. No rebote, o volante Denilson mandou por cima do gol.

Aos 31, os ânimos se inflamaram ainda mais no clássico. Tudo porque o atacante Emerson deu uma entrada dura no lateral são-paulino Bruno. Na confusão gerada pelo empurra-empurra dos atletas, o próprio Emerson, além do zagueiro corintiano Gil e do meia Paulo Henrique Ganso, tomaram cartões amarelos.

Justamente após a discussão entre os jogadores, a partida ficou mais truncada e os lances perigosos ficaram escassos. Até o fim do primeiro tempo, o São Paulo até recuperou a posse de bola, mas o Corinthians, bem postado na marcação, não gerou espaços para o adversário, que ouviu a própria torcida pedir "raça".

O segundo tempo começou quente. Logo aos 7 minutos de jogo, o zagueiro Gil rebateu com o braço, na grande área, um chute de Michel Bastos. Com isso levou o segundo cartão amarelo e acabou sendo expulso.

O juiz, que inicialmente não havia marcado o pênalti, confirmou a penalidade depois de consultar o auxiliar. Na cobrança, aos 10 minutos, Rogério Ceni chutou forte, mas Cássio rebateu com as pernas e a bola bateu no travessão, frustrando a torcida são-paulina e levando os corintianos presentes ao delírio.

Com a expulsão de Gil, o São Paulo foi ainda mais para cima do Corinthians para conseguir o empate. Nas substituições, enquanto Tite foi obrigado a tirar Danilo para colocar o zagueiro Edu Dracena, Muricy tirou o lateral Reinaldo para colocar o atacante Alan Kardec.

A despeito do jogador a mais em campo, o São Paulo não conseguia criar lances perigosos de gol. O mais claro só foi gerado aos 29 minutos, depois de um chute forte de Denílson que foi espalmado por Cássio. Aos 34, Alan Kardec também arriscou de fora da área, mas a bola foi para fora.

O último lance de perigo do jogo aconteceu 44 minutos, depois de uma jogada do Corinthians. Após boa troca de passes, o corintiano Cristian bateu cruzado, mas a bola foi para fora.

O próximo jogo do São Paulo pelo Campeonato Paulista será na quinta-feira, às 19h30, quando a equipe receberá o São Bento. O Corinthians, por sua vez, volta a jogar na quarta-feira, às 22 horas, contra o São Bernardo, no Itaquerão.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO 0 x 1 CORINTHIANS

SÃO PAULO - Rogério Ceni; Bruno, Rafael Tolói, Edson Silva e Reinaldo (Alan Kardec); Denilson, Souza (Jonathan Cafu), Paulo Henrique Ganso e Michel Bastos; Centurión e Luis Fabiano. Técnico: Muricy Ramalho.

CORINTHIANS - Cássio; Fagner (Edílson), Felipe, Gil e Uendel; Ralf, Elias, Jadson e Danilo (Edu Dracena); Emerson (Cristian) e Guerrero. Técnico: Tite.

GOLS - Danilo, aos 11 minutos do primeiro tempo.

CARTÃO VERMELHO - Gil (Corinthians).

CARTÕES AMARELOS - Paulo Henrique Ganso, Reinaldo e Rafael Tolói (São Paulo); Emerson e Edílson (Corinthians).

ÁRBITRO - Leandro Bizzio Marinho.

RENDA - R$ 817.160,00.

PÚBLICO - 18.720 pagantes.

LOCAL - Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP).

Pontos moeda