Esportes

No 1º jogo sem Enderson, Santos vence o Botafogo em Ribeirão Preto

A equipe do litoral paulista manteve a invisibilidade no Paulistão e se isolou como o time com maior pontuação da tabela, se juntados todos os quatro grupos do campeonato

Redação Folha Vitória
Werley deixou o seu na vitória do Santos sobre o Botafogo-SP em Ribeirão Preto Foto: R7

São Paulo - O Santos venceu neste domingo o Botafogo por 3 a 0, em Ribeirão Preto, pela oitava rodada do Campeonato Paulista, com um gol de Werley e dois de Ricardo Oliveira, em um jogo fraco tecnicamente. A equipe do litoral paulista manteve a invisibilidade na competição e se isolou como o time com maior pontuação da tabela, se juntados todos os quatro grupos do campeonato.

Com o placar final de Ribeirão Preto, o Santos permaneceu na liderança isolada do Grupo D do Paulistão, com 20 pontos ganhos. O Botafogo ficou na terceira posição do Grupo C, com 9 pontos.

A partida foi marcada pela mudança de técnicos de ambas as equipes. Pelo lado do Botafogo, Mazola Júnior estreou no comando da equipe, após a saída de Alexandre Ferreira. Pelo lado do Santos, o interino Marcelo Fernandes assumiu o posto do demitido Enderson Moreira.

Dentro de campo, o Santos ainda teve o desfalque importante de Robinho, suspenso por cartão amarelo, e também de David Braz, pelo mesmo motivo. Eles foram substituídos por Gabriel e Gustavo Henrique, respectivamente.

O JOGO - O duelo em Ribeirão Preto praticamente não teve lances agudos de gol até os 22 minutos, quando o Santos abriu o placar. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Werley aproveitou a falha de marcação da defesa do Botafogo e marcou de cabeça.

Após o gol, o Botafogo tentou dar a resposta, aos 27, com André Santos. Ele arriscou chute forte, mas a bola foi defendida pelo goleiro Vanderlei. Aos 33, a equipe de Ribeirão voltou a ficar perto do empate, mas Rodrigo Andrade concluiu mal, mesmo estando de cara para o gol.

O primeiro tempo seguiu com o Santos se aproveitando do placar favorável e esperando novos erros do Botafogo para ampliar. O time da casa, por sua vez, até tentava chegar ao ataque, mas vacilava na hora de concluir e deixava a torcida local impaciente.

No segundo tempo, as equipes voltaram com a mesma postura e o jogo continuou fraco. O Botafogo até retornou com um ímpeto maior, mas era bem marcado pela equipe do litoral paulista.

O primeiro grande lance do segundo tempo foi do Santos com o meia Lucas Lima. Aos 8 minutos, ele recebeu passe de Victor Ferraz, livrou-se da marcação e chutou com perigo, mas a bola foi para fora. O mesmo Lucas Lima voltou a chutar para fora aos 22, em bom lance de ataque do time do litoral.

Aos 24, o Santos ampliou o marcador com um gol de Ricardo Oliveira. Ele recebeu ótimo passe de Lucas Lima e mandou para o fundo das redes, sem chances para o goleiro Renan Rocha.

Após o segundo gol, o Santos passou a tocar mais a bola, enquanto o Botafogo ainda tentava alguns ataques. Mesmo com essa postura, a equipe visitante era mais perigosa que a da casa quando se arriscava ao ataque. Aos 36, Ricardo Oliveira quase fez o terceiro, depois de um chute que foi para fora do gol.

Nos acréscimos, aos 46, o centroavante do Santos marcou pela segunda vez na partida. Após passe de Lucas Otávio, que havia entrado no lugar de Valencia, ele completou mais uma vez para o fundo das redes.

O Santos retorna a campo na quarta-feira, às 22 horas, quando fará o clássico contra o Palmeiras na Vila Belmiro. O Botafogo voltará a jogar no mesmo dia, só que às 19h30, fora de casa, contra o Capivariano.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 0 x 3 SANTOS

BOTAFOGO - Renan Rocha; Roniery (Henrique), Eli Sabia, Bruno Costa e Dênis; André Rocha, Gimenez, Rodrigo Andrade e André Santos (Zé Roberto); Giancarlo e Wesley (Diogo Campos). Técnico: Mazola Júnior.

SANTOS - Vanderlei, Cicinho, Werley, Gustavo Henrique e Victor Ferraz; Valencia (Lucas Otávio), Renato e Lucas Lima; Geuvânio (Elano), Ricardo Oliveira e Gabriel (Thiago Ribeiro). Técnico: Marcelo Fernandes.

GOL - Werley, aos 22 minutos do primeiro tempo; Ricardo Oliveira, aos 24 e aos 46 do segundo tempo

CARTÕES AMARELOS - Gimenez, Wesley e Dênis (Botafogo); Vanderlei e Valencia (Santos)

ÁRBITRO - Vinícius Gonçalves Dias Araújo

RENDA - R$ 270.430,00

PÚBLICO - 7.328 pagantes

Pontos moeda