Esportes

Corinthians segura pressão, vence Atlético-PR e entra no G4 do Brasileirão

Redação Folha Vitória

São Paulo - Mesmo sem convencer, o Corinthians vai vencendo e ganhando posições no Campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira à noite, assim como já havia ocorrido contra a Ponte Preta, o alvinegro passou aperto, foi pressionado, mas saiu do Itaquerão com a vitória por 2 a 0.

O triunfo levou a equipe ao G4, com 23 pontos. Nos últimos quatro jogos, o Corinthians venceu três e empatou um. Em casa, foi a quarta vitória seguida.

A partida foi complicada para o alvinegro desde o início. O Atlético-PR não se intimidou e procurou atacar o Corinthians a todo instante, mas acabou derrotado e estacionou nos 19 pontos e na oitava colocação.

A principal dificuldade imposta pela marcação avançada do Atlético foi à saída de bola do Corinthians. Elias, que deveria jogar mais próximo dos homens de frente, era obrigado a recuar para buscar a bola com os zagueiros. Encaixotado entre os beques, Vagner Love mal encostava na bola.

O time não conseguia manter a posse de bola no campo de ataque e os meias sofriam parar criar as jogadas. Sem espaços, o Corinthians só levou algum perigo ao Atlético-PR em um chute de fora da área de Renato Augusto, aos 19 minutos, que passou à esquerda de Weverton pela linha de fundo.

Melhor no jogo, foi o Atlético que criou a primeira chance clara de gol. Aos 27, Cléo recebeu entre os zagueiros e sobrou cara a cara com Cássio, que saiu nos pés do atacante e evitou o gol paranaense.

Ao contrário do Atlético-PR, o Corinthians não vacilou quando teve a oportunidade de marcar. Aos 33, em cobrança ensaiada de lateral pela direita, Gil desviou de cabeça para Jadson cruzar no meio da pequena área e encontrar Elias. Sem marcação, o

volante só empurrou pata o fundo da rede.

Mesmo depois do gol, a partida continuou bastante disputada e equilibrada, com ligeiro domínio do Atlético-PR. E no segundo tempo, a superioridade da equipe visitante virou pressão. O Corinthians ficou acuado. Jadson e Renato Augusto, que deveriam ser os "pensadores" da equipe e fazer a ligação entre o meio de campo e o ataque, se juntaram aos defensores na tentativa de frear as investidas do rival.

Tite trocou Vagner Love por Danilo na tentativa de segurar a bola no ataque e também ganhar mais uma opção nas jogadas de bola parada. Não deu certo e a pressão do Atlético-PR aumentava a cada minuto. O treinador, então, resolveu reforçar a marcação e colocou Ralf no lugar de Bruno Henrique para atuar praticamente como um terceiro zagueiro.

E foi em um lance sem querer que o Corinthians saiu do sufoco. Aos 31, Jadson bateu falta para o meio área, ninguém desviou e a bola acabou enganando Weverton e morrendo no fundo da rede.

Na próxima rodada, o time corintiano terá pela frente o clássico das multidões diante do Flamengo, domingo, às 16 horas, no Maracanã. No mesmo dia e horário, o Atlético-PR recebe o Fluminense na Arena da Baixada, em Curitiba.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 2 X 0 ATLÉTICO-PR

CORINTHIANS - Cássio; Fagner, Gil, Felipe e Uendel; Bruno Henrique (Ralf), Elias, Renato Augusto e Jadson (Rildo); Malcom e Vagner Love (Danilo). Técnico: Tite.

ATLÉTICO-PR - Weverton; Eduardo (Dellatorre), Christián Vilches, Kadu e Natanael; Otávio, Hernani Ytalo e Marcos Guilherme (Bady); Nikão e Cléo. Técnico: Milton Mendes.

GOLS - Elias, aos 31 minutos do primeiro tempo; Jadson, aos 31 do segundo.

CARTÕES AMARELOS - Felipe, Nikão e Hernani.

ÁRBITRO - Ricardo Marques Ribeiro (MG).

PÚBLICO - 32.442 pagantes.

RENDA - R$ 1.861.072,76.

LOCAL - Itaquerão, em São Paulo (SP).

Pontos moeda