Esportes

Medalhista de ouro em olimpíada apadrinha projeto social de judô capixaba

Judoca Rogério Sampaio participará do lançamento do projeto “Judô para a Vida” na próxima terça-feira (18), durante evento específico sobre o esporte em Vila Velha

Projeto pretende alcançar crianças e jovens com deficiências e em situação de risco Foto: TV Vitória

O judoca Rogério Sampaio, que levou o Brasil ao topo do pódio do judô nas olimpíadas de Barcelona, chegou ao Estado com a missão de apadrinhar o projeto social “Judô para a Vida”. A ação será lançada no fim da tarde desta terça-feira (18), durante a semana de atividades sobre o esporte promovida pela Associação Hikari, academia responsável pelo projeto, no Boulevard Shopping, em Vila Velha.

Voltado para crianças e jovens de 3 a 18 anos que se encontram em situação de risco ou deficiência intelectual ou visual, o projeto “Judô para a Vida” é uma iniciativa da Associação Hikari, academia que abriga a principal equipe de judô infantil do Estado.

Segundo o sensei Átila Rodrigues Linhares, idealizador do projeto, já existe um trabalho social dentro da academia, com uma turma de 30 alunos. Mas a expectativa é de que esse alcance seja maior após o lançamento oficial do projeto, cujo objetivo é atender várias regiões do Estado, com professores capacitados e certificados para lidar com esse público.

“O principal objetivo é passar tudo o que a prática do judô nos ensina: a disciplina, o respeito, a cordialidade”, explicou Átila. O mestre afirmou também que está firmando convênios para atender o público em outros locais além de sua academia. Para ministrar as aulas, Linhares pretende contratar professores formados no próprio projeto. “Além de ensinar a arte marcial, queremos também dar um ofício a essas pessoas que têm menos oportunidade”, frisou.

Participação dourada

Além de dar peso ao projeto com seu nome conhecido mundialmente, Rogério Sampaio está montando um método de ensino para ser aplicado no “Judô para a Vida”. O medalhista está bastante feliz em participar da iniciativa. “O projeto tem por objetivo se profissionalizar, crescer e abranger um número maior de pessoas, fazendo o bem. Não poderia ficar insensível a isso”, disse o campeão.

Pontos moeda