Esportes

Shakhtar bate Fenerbahçe por 3 a 0 e avança aos playoffs da Liga dos Campeões

Redação Folha Vitória

Lviv - Em um dos 11 jogos disputados nesta quarta-feira pela fase preliminar da Liga dos Campeões, o Shakhtar Donetsk venceu o Fenerbahçe por 3 a 0, em Lviv, na Ucrânia, e se garantiu nos playoffs para a fase de grupos da edição 2015/2016 da competição continental.

Com gols de Gladkiy, Srna e do brasileiro Alex Teixeira, ex-Vasco, o time ucraniano fez valer com tranquilidade o fator casa, depois de ter empatado por 0 a 0 no confronto de ida com o rival turco, na semana passada, em Istambul.

A eliminação também significou o fato de que Robin van Persie não disputará esta próxima edição da Liga dos Campeões, depois de ter trocado o Manchester United pelo Fenerbahce após a última temporada europeia. Sem condições físicas ideais, o astro holandês sequer foi relacionado para o confronto desta quarta.

Se por um lado Van Persie terá de acompanhar a principal competição interclubes apenas pela TV, por outro sete brasileiros estiveram em campo no duelo na Ucrânia, sendo Marlos, Alex Teixeira, Fred e Taison pelo Shakhtar, enquanto Diego, Souza e Fernandão jogaram pelo time turco.

Entre eles, Fred voltou a atuar pela sua equipe mesmo depois de ter sido flagrado em exame antidoping com a substância proibida hidroclorotiazida durante a disputa da Copa América, em junho passado, no Chile. Na última terça, por sinal, a Uefa anunciou que rejeitou a ação do Fenerbahçe, que pedia uma punição do Shakhtar por ter escalado o volante no confronto de ida do mata-mata, depois dele ter sido flagrado no antidoping defendendo a seleção brasileira.

Classificado, o Shakhtar agora espera pela definição do seu adversário nos playoffs para a fase de grupos. O rival será determinado por meio de sorteio, nesta sexta. Neste estágio final de classificação para a fase de grupos, Valencia, Manchester United, Bayer Leverkusen, Lazio e Sporting estarão presentes com vaga automática por causa das respectivas campanhas que tiveram em competições nacionais na temporada passada.

Outro time que avançou aos playoffs para a fase de grupos da Liga dos Campeões nesta quarta foi o CSKA Moscou, que derrotou o Sparta Praga por 3 a 2, fora de casa, depois de sair perdendo por 2 a 0. Ahmed Musa, com dois gols, foi o destaque da virada.

O outros classificados do dia foram os seguintes: Astana, do Casaquistão; Brugge, da Bélgica; Basel, da Suíça; Malmo, da Suécia; Partizan, da Sérvia; Maccabi Tel Aviv, de Israel; Skenderbeu Korce, da Albânia; BATE Borisov, da Ucrânia; e Celtic, da Escócia. Eles eliminaram respectivamente o Helsinki, da Finlândia; Panathinaikos, da Grécia; Lech Poznan, da Polônia; Steaua Bucareste, da Romênia; Viktoria Plzen, da República Checa; Milsami, da Moldávia; Videoton, da Hungria; e Qarabag, do Azerbaijão. Estes times eliminados disputarão os playoffs para a fase de grupos da Liga Europa.

Os jogos dos playoffs para a fase de grupos da Liga dos Campeões estão marcados para acontecer nos dias 18, 19, 25 e 26 de agosto.

Pontos moeda