Esportes

Felipão faz acordo com Justiça de Portugal e encerra investigação

Redação Folha Vitória

Genebra - O treinador Luiz Felipe Scolari pagou uma multa de 3 milhões de euros e encerrou o inquérito do Ministério Público de Portugal que o havia acusado de fraude fiscal. Em uma nota emitida nesta terça-feira, o Departamento Central de Investigação e Ação Penal do MP de Lisboa confirmou que o processo foi "concluído".

"Os fatos remontam ao período compreendido entre 2003 e 2007", diz a nota, numa referência aos anos em que o treinador teve residência em Portugal. Segundo a investigação, os dados recolhidos apontam para "crimes de fraude fiscal", principalmente no que se refere a contratos de direitos de uso de imagem de Scolari, que foi treinador da seleção portuguesa.

Um acordo foi proposto, em que Scolari pagaria os "impostos em dívida, acrescido de juros e de uma injunção, no montante global de 3 milhões de euros" (cerca de R$ 13 milhões).

O MP também indicou que o brasileiro concordou com o acerto e que, portanto, houve uma "suspensão provisória do processo" por dois meses, até que Scolari fizesse o depósito. Nesta terça, o Ministério Público confirmou o recebimento dos recursos e decretou o caso como "arquivado". Atuando hoje na China, Scolari dirige o Guangzhou Evergrande, equipe que venceu dez jogos e empatou outros cinco desde junho.

Pontos moeda