Esportes

Ministro e COI ajustam últimos detalhes da passagem da tocha olímpica pelo Estado

Além de George Hilton, estarão no encontro representantes dos governos federal, estadual e municipais e do Comitê Rio 2016. Nove cidades capixabas receberão a tocha

Tocha olímpica passará por nove municípios capixabas Foto: Divulgação/Rio 2016

Como parte da programação dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, a tocha olímpica, um dos maiores símbolos dos jogos, percorrerá os 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal, entre abril e agosto do ano que vem. No Espírito Santo, segundo programação preliminar, o revezamento da tocha deve ocorrer em nove municípios. E justamente para começar a organizar sua passagem nesses locais, uma reunião entre todos os envolvidos no evento está marcada para esta sexta-feira (11), no Palácio Anchieta, em Vitória. 

O encontro, que terá início às 9h30, contará com a presença do ministro do Esporte, George Hilton, além de outros representantes do Governo Federal, das administrações municipais e estadual e do Comitê Rio 2016. Durante a reunião, deverá ser firmada uma parceria entre os governos federal, estadual e municipais para definir atribuições no que se refere ao planejamento, segurança e divulgação das Olimpíadas.

Além do ministro do Esporte, estão confirmadas, para o encontro em Vitória, as presenças do subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, Olavo Noleto, do governador Paulo Hartung e do general Marco Aurélio Vieira, representando o Comitê Rio 2016, entre outras.

Também estarão presentes no encontro os nove prefeitos das cidades capixabas que receberão o revezamento da tocha olímpica no Estado: Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. Em Cachoeiro, São Mateus e Vitória, a tocha deverá pernoitar por uma noite.

Antes do Espírito Santo, outros quatro estados já realizaram reuniões preparatórias: Sergipe, Goiás, Santa Catarina e Alagoas. Ao todo, cerca de 300 cidades do Brasil irão receber o revezamento da tocha olímpica em 2016, que será o pontapé inicial para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, além de servir como divulgação do país para o mundo, apresentando toda sua diversidade cultural, patrimônios históricos e belezas naturais.

Agenda

Após participar da reunião sobre o revezamento da tocha olímpica, o ministro George Hilton seguirá para a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras, onde vai visitar as obras da pista de atletismo, localizada no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da universidade. A previsão é de que o ministro chegue à Ufes por volta das 14 horas.

A pasta firmou parceria com a universidade para construir o equipamento em Vitória, no valor de R$ 5,7 milhões, e as obras estão em andamento. A previsão é de que a pista de atletismo sirva como local de treinamento de atletas para as Olimpíadas de 2016.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério do Esporte, George Hilton desembarcou na capital capixaba por volta das 17h30. Do aeroporto, ele seguiu para o hotel. A previsão é de que o ministro deixe o Espírito Santo ainda na sexta-feira ou no sábado pela manhã. Ele seguirá para Diamantina, em Minas Gerais, onde cumprirá nova agenda.

Pontos moeda