Esportes

Adeus a um sonho: Rio Branco perde para a Caldense em casa e está fora da Série D

Mesmo podendo empatar em casa e com um a mais em campo, o Capa-Preta foi derrotado por 1 a 0 para o time mineiro e deu adeus ao sonho de subir para a 3ª Divisão do Brasileiro

Torcida do Rio Branco compareceu ao Kleber Andrade, mas muitos tiveram dificuldade para ter acesso ao estádio Foto: Gabriel Serafim/TV Vitória

O sonho do Rio Branco em levar o futebol capixaba de volta para a Série C do Campeonato Brasileiro acabou. Mesmo com um jogador a mais em campo desde a metade do primeiro tempo e podendo empatar em 0 a 0 com a Caldense, em casa, para garantir vaga nas quartas de final da Série D do Brasileirão, o Capa-Preta decepcionou os cerca de 6 mil torcedores que compareceram ao estádio Kleber Andrade, em Cariacica, na tarde deste sábado (03), e foi derrotado por 1 a 0 para o time mineiro, com um gol contra logo nos primeiros minutos de jogo, dando adeus ao sonho do acesso.

O único gol saiu logo no início da partida. Aos 3 minutos, após cobrança de lateral, a bola foi alçada na área do Rio Branco. A zaga tentou afastar, mas o lateral-direito Douglas Bessa acabou se complicando e empurrou a bola para o fundo das redes. Caldense 1 a 0.

Do lado de fora do Kleber Andrade, centenas de pessoas ainda se espremiam para conseguir um ingresso e não conseguiram ver o gol do time mineiro. A falta de organização e falha no sistema de vendas de ingressos deixoaram os torcedores revoltados. O acesso ao Kleber Andade ficou tumultuado e alguns acabaram se exaltando.

A Polícia Militar precisou reforçar o efetivo próximo à pequena bilheteria instalada na grade externa do estádio. Sem conseguir avançar na fila para comprar ingresso para o jogo, que já havia começado, algumas pessoas recorreram a cambistas. Os militares tentaram coibir a venda e um cambista chegou a ser detido. Até o final da primeira etapa, ainda tinha torcedor do lado de fora.

Dentro de campo, o Rio Branco, atrás no placar, precisava ir para o ataque. A equipe foi para cima dos mineiros, mas não conseguia ser efetivo no ataque. Na arquibancada, a euforia antes do apito inicial deu lugar ao nervosismo e, a cada ataque do Capa-Preta, a torcida se enchia de esperança com o gol de empate, que insistia em não sair.

Expulsão

Aos 27 minutos, as esperanças dos torcedores alvinegros se renovaram com a expulsão de um jogador da Caldense. O meia Paulo Morais levou o segundo cartão amarelo, por reclamação, e foi para o chuveiro mais cedo. No entanto, a vantagem numérica em campo e o apoio incondicional da arquibancada não foram suficientes para que o time capixaba conseguisse o gol de empate.

O nervosismo era tanto que, no final do primeiro tempo, um torcedor, identificado apenas como Marcos Henrique, de 41 anos, passou mal e precisou ser socorrido pelos bombeiros e levado de ambulância para o hospital.

Na volta do intervalo, os jogadores capa-pretas, mesmo perdendo o jogo, se mostravam confiantes com a reação da equipe. E a confiança pôde ser vista em campo. No segundo tempo só deu Rio Branco, seja em cobranças de falta ou cruzamentos na área, mas a bola insistia em não entrar.

Com o passar do tempo, torcida foi ficando impaciente, mas em momento algum deixou de apoiar o time. O Brancão insistia na busca do gol do empate e continuava criando boas jogadas. A bola chegava a passar bem perto da baliza mineira, mas não balançava as redes.

O juiz chegou a dar cinco minutos de acréscimo no segundo tempo, mas não deu. Após o apito final, o abatimento era evidente nos jogadores e nos torcedores alvinegros com o fim do sonho de subir para a Série C. Já a Caldense, que não tinha nada com isso, fez a festa e segue viva na disputa pela vaga.

Pontos moeda