Esportes

Flamengo bate Joinville, espanta má fase e se reaproxima do G4

Com o resultado, rubro-negro carioca chega aos 44 pontos, na 6ª posição da tabela. Já equipe de Santa Catarina permanece com 24 pontos, na última colocação da competição

Redação Folha Vitória
Goleiro do Joinville pula na bola, mas não consegue evitar um dos gols da vitória do Flamengo no Maracanã Foto: Estadão Conteúdo

Rio - Após uma série de três derrotas consecutivas, o Flamengo venceu o Joinville por 2 a 0 no Maracanã nesse domingo, em partida válida pela 29.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o rubro-negro carioca chega aos 44 pontos, na sexta posição da tabela, e volta a sonha com G4 - fica com dois pontos a menos que o São Paulo, o quarto colocado. O Joinville permanece com 24 pontos, na última colocação da competição.

As equipes voltam a campo para a 30ª rodada do Brasileirão. O Flamengo enfrenta o Figueirense no dia 14 de outubro, quarta-feira, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis, às 21h. No mesmo dia, o Joinville recebe o Coritiba na Arena Joinville, às 21h.

O jogo foi movimentado desde o início. Aos 3 minutos, Alan Patrick arriscou de fora da área, mas a tentativa saiu fraca, para fora. Aos 10, em cobrança de escanteio, o goleiro Agenor afastou com um soco e, na sequência, Everton chutou de fora da área, mas a bola não teve muita direção.

Aos 19, Alan Patrick abriu para Jorge na esquerda, que cruzou para Guerrero. O atacante escorou de cabeça para Alan Patrick, mas Bruno Aguiar conseguiu cortar antes da finalização. No minuto seguinte, em posição duvidosa, Everton recebeu na área e chutou cruzado. A bola passou rente à trave. A pressão era toda do Flamengo, que tinha 69% da posse de bola.

Aos 26, Paulinho escorou um chute de Alan Patrick e bateu no cantinho. A bola passou por Agenor, mas Edson Ratinho salvou em cima da linha. Após cruzamento de Paulinho, aos 30, Canteros furou de frente para o gol. Na sequência, Everton, também em excelente posição dentro da área, não acertou a bola. Aos 33, César Martins desarmou Kempes e abriu para Paulinho na direita. O atacante passou para o zagueiro, que chutou de primeira e acertou o travessão. Na sequência, Alan Patrick finalizou e Agenor defendeu. Aos 45, Alan Patrick recebeu na entrada da área, limpou e bateu. A bola passou perto da meta.

O primeiro tempo foi todo do Flamengo, que não conseguiu transformar as oportunidades criadas em gols. O Joinville ficou recuado, buscando espaços para o contra-ataque e parecia satisfeito com o resultado no Maracanã.

A segunda etapa começou com pressão dos mandantes. Logo no primeiro minuto, Alan Patrick recebeu de Everton, cortou Anselmo e bateu por cima do gol. Aos 3, Jorge recebeu de Alan Patrick e chutou cruzado. Agenor defendeu bem e espalmou para escanteio.

Aos 11, o Flamengo foi premiado pela força de vontade no ataque. Ayrton bateu falta pela direita com categoria e colocou a bola no ângulo do goleiro Agenor. Belo gol do Flamengo. Em desvantagem, o Joinville tentou atacar mais. Aos 24, Kadu arriscou de longe e obrigou César a fazer grande defesa.

A pressão dos visitantes foi passageira e o rubro-negro seguiu dominando a partida. Aos 34, Gabriel, que havia acabado de entrar, recebeu belo lançamento de Alan Patrick cara a cara com o goleiro Agenor. Ele dominou, encobriu o goleiro e fez o segundo do Flamengo. Os jogadores do Joinville reclamaram de toque de mão de Gabriel, mas o árbitro Luiz Flávio Oliveira entendeu que a jogada foi legal.

Depois do segundo gol, a equipe carioca ditou o ritmo de jogo e o Joinville não conseguiu reagir. O placar refletiu o domínio do Flamengo na partida - foram 17 finalizações dos mandantes contra 4 dos visitantes - e mostrou que o time da Gávea quer superar a má fase das últimas rodadas.

 

FICHA TÉCNICA:

FLAMENGO 2 X 0 JOINVILLE

FLAMENGO - César, Ayrton, César Martins, Samir e Jorge; Márcio Araújo, Canteros (Almir) e Alan Patrick; Everton, Paulinho (Gabriel) e Guerrero (Kayke). Técnico: Oswaldo de Oliveira.

JOINVILLE - Agenor; Edson Ratinho, Bruno Aguiar, Guti, Rogério; Kadu, Anselmo, Lucas Crispim, Marcelinho Paraíba (Marion); William Popp (Edgar Junio) e Kempes (Ricardo Bueno). Técnico: PC Gusmão.

GOLS - Ayrton, aos 11 minutos, e Gabriel, aos 34 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Jorge, César (Flamengo); Kadu, Anselmo e Kempes (Joinville).

ÁRBITRO - Luiz Flavio Oliveira (SP).

PÚBLICO - 58.870 presentes (52.462 pagantes).

RENDA - R$ 2.414.660,00.

LOCAL - Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

Pontos moeda