Esportes

Chama olímpica no ES! Confira a rota do revezamento da tocha olímpica em Vitória

O evento terá início no píer da rua Marília de Rezende Scarton Coutinho, atrás do Shopping Vitória, na Enseada do Suá, com início previsto para as 13h30

A tocha olímpica chega ao ES no dia 17 de maio Foto: Divulgação

A chama olímpica chega a Vitória no próximo dia 17 (terça-feira). A tocha vai percorrer nada menos do que 32 quilômetros em várias vias da capital, sendo o terceiro maior percurso entre os mais de 300 municípios pelos quais a tocha passará no Brasil.

Os condutores do símbolo olímpico vão passar por mais de 10 bairros. O evento terá início no píer da rua Marília de Rezende Scarton Coutinho, atrás do Shopping Vitória, na Enseada do Suá, com início previsto para as 13h30.

A tocha seguirá pela orla em direção à Mata da Praia, contornará o bairro pela avenida Adalberto Simão Nader e depois seguirá pelas avenidas Fernando Ferrari e Reta da Penha até chegar à Cezar Hilal. A partir deste ponto, o trajeto seguirá para a avenida Marechal Campos, contornará a praça do Eucalipto, em Maruípe, seguindo pela avenida Maruípe até chegar à Paulino Miller e à avenida Vitória, em direção ao Centro.

No Centro, os condutores seguirão pela avenida Jerônimo Monteiro e farão o contorno em frente ao Tancredão em direção à Enseada do Suá. Nesse trecho, o percurso será o mesmo do evento-teste que ocorreu na última terça-feira (3), com chegada na Praça do Papa.

Percurso completo

Previsão de início: 13h30

-R. Marília de Rezende Scarton Coutinho (píer do Shopping Vitória)
-R. Avenida José Miranda Machado (Curva da Jurema)
-Av. Américo Buaiz – trecho entre o Monumento do Imigrante e Av. Des. Santos Neves (sentido Jardim Camburi)
-Av. Saturnino de Brito (sentido Jardim Camburi)
-Av. Dante Michelini – trecho entre a ponte de Camburi e Av. Adalberto Simão Nader (sentido Jardim Camburi)
-Av. Adalberto Simão Nader (sentido Goiabeiras)
-Av. Fernando Ferrari - trecho entre a praça de Goiabeiras e Ponte da Passagem (sentido Centro)
-Av. Nossa Senhora da Penha (sentido Centro)
-Av. Desembargador Santos Neves – trecho entre a Av. N.Sa.Penha e Av. Cezar Hilal (sentido Centro)
-Av. Cezar Hilal (sentido Centro)
-Av. Vitória - trecho entre Av. Cezar Hilal e Av. Mal. Campos (sentido Centro)
-Av. Marechal Campos
-Av. Maruípe – trecho entre a praça de Eucalipto e Av. Cel. Martins de Figueiredo (sentido Centro)
-R. José Cassiano de Souza (sentido Centro)
-Av. Paulino Muller (sentido Centro)
-Av. Vitória - trecho entre a praça de Jucutuquara e Rua Henrique Novaes (sentido Centro)
-R. Henrique Novaes
-Av. Jerônimo Monteiro
-Av. Florentino Avidos - trecho entre Rua Gen. Ozório e Av. República
-Av. República
-R. Padre José de Anchieta
-R. Vinte e Três de Maio – trecho entre a R. Padre José de Achieta e Av. Cleto Nunes
-R. Marcos de Azevedo
-Av. Duarte Lemos – trecho até Rua Pedro Nolasco
-Av. Nair Azevedo Silva
-R. Rosilda Falcão dos Anjos
-Av. Alexandre Buaiz
-Av. Elias Miguel
-Av. Getúlio Vargas
-Av. Marechal Mascarenhas de Moraes – trecho entre a Av. Getúlio Vargas e Av. Leitão da Silva
-Av. Nossa Senhora dos Navegantes – Trecho entre a Av. Leitão da Silva e Rua Luiz Gonzales Alvarado

Interdições

Todos os cruzamentos do trajeto serão temporariamente interditados para a passagem do comboio olímpico. As interdições serão feitas pelos batedores da Guarda Civil Municipal e ocorrerão de forma imediata, conforme a chegada do comboio às vias do percurso.

O tempo para a liberação das vias vai depender do ritmo dos condutores da tocha. Os motoristas devem ficar atentos para os impactos no trânsito, evitando os trechos interditados.

Waze

Para melhor orientar os motoristas, a Guarda Civil Municipal irá informar os pontos de interdição em tempo real por meio do aplicativo Waze. A cada avanço do comboio, o aplicativo irá apresentar as interdições, que serão mostradas em espaços de 1km.

As retenções decorrentes da passagem do comboio também poderão ser visualizadas graças às informações atualizadas repassadas pelos próprios usuários do aplicativo.

Estacionamento proibido

Algumas ruas da cidade terão trechos de estacionamento proibido para a passagem segura do comboio. A proibição ocorrerá nas primeiras horas da manhã da segunda-feira (16) e prosseguirá durante toda a terça-feira (17). Confira os trechos:

-Rua Marilia de Resende Scarton (Shopping Vitória)
-Av. José Miranda Machado (em frente ao bolsão da Curva da Jurema)
-Av. Mal. Campos (todo o trecho, em ambos sentidos)
-Av. Maruípe (da praça de Eucalipto até a rua José Cassiano dos Santos – Posto BR na entrada de Tabuazeiro)
-Rua José Cassiano Dos Santos até Av. Paulino Muller (sentido Centro)
-Av. Paulino Muller até praça de Jucutuquara (todo o trecho – sentido Centro)
-Av. Henrique Novaes (ambos Lados)
-Av. República (da Av. Florentino Avidos até rua Padre Anchieta - ambos lados)
-Rua Padre Anchieta (fundos do Parque Moscoso)
-Rua 23 De Maio (da Escola da Ciência até Av. Cleto Nunes)
-Av. Marcos de Azevedo (do Parque Moscoso ao Posto Shell – ambos lados)
-Av. Getúlio Vargas (da rua 23 de Maio até rua Pres. Pedreira)
-Av. Mal. Masc. Moraes (da Estação Porto até rua Pietrângelo de Biasi – lado esquerdo)

Condutores

Serão 150 condutores em Vitória, entre atletas e pessoas comuns indicadas pelos patrocinadores, Comitê Olímpico (Brasileiro e Internacional) e Prefeitura de Vitória.

Alguns dos atletas que irão carregar a chama olímpica são: Frank Brown (recordista mundial de parapente), Geovani (ex-Vasco da Gama e medalha de prata em Seul 1988), Mayra Siñeriz (ginástica rítmica), Pierre de Almeida (tetracampeão mundial de beach soccer), Neymara Carvalho (pentacampeã mundial de bodyboarding), Alison Cerutti (vôlei de praia), Juliétty Angioletti Tesch (vela), Marcos Vinicius Barcellos e Waldir Alvarenga Júnior (natação paralímpica) e outros grandes nomes do esporte capixaba.

“Chegou a hora. O espírito olímpico Toma conta do País e nossa cidade está preparada para a festa. Vitória e as pessoas que aqui moram respiram esporte e atividade física, e certamente vamos mostrar isso ao mundo todo”, falou o secretário de Esportes e Lazer, Wallace Valente.

Pontos turísticos

"A celebração pela passagem da tocha olímpica por Vitória será um marco, pois dará visibilidade internacional para a capital. A chama vai circular por vários pontos turísticos, os quais possuem belas imagens naturais, como as praias e a linda baía de Vitória, e também da história capixaba, como o Palácio Anchieta, no Centro, chegando à Praça do Papa. Essa imagens vão correr o mundo e, com certeza, será uma das passagens mais bonitas da tocha de todo o Brasil. Isso vai aguçar nas pessoas a vontade de vir conhecer essa nossa tão bela cidade, que, em poucos quilômetros, vai mostrar cenários de grande beleza. Tudo isso chamará a atenção e vai fomentar o turismo aqui na capital", destacou o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling.

Tocha

A tocha Rio 2016 é feita de alumínio reciclado, cheia de cores, dando referência às belezas culturais e naturais do País. O amarelo vai representar o sol e o ouro; o verde, as montanhas, morros e vales; o azul, os mares e os rios. A tocha ainda remete ao tradicional e famoso calçadão de Copacabana.

Pontos moeda