Esportes

Custo da passagem da Tocha Olímpica em Cachoeiro chega a R$ 40 mil

A lista com o nome os condutores selecionados para conduzir a chama Olímpica só será divulgada pelo Comitê Rio 2016 na segunda-feira (16) durante o dia

Os condutores selecionados já vivem a expectativa de conduzir a Tocha Olímpica na passagem por Cachoeiro Foto: ​Alissandra Mendes

‘De Atenas, na Grécia, para a Atenas capixaba’, dessa forma o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione (PT) começou a coletiva de imprensa, na manhã deste sábado (14), convocada pelo Comitê Rio 2016, para passar as últimas informações sobre a passagem da Tocha Olímpica pela cidade, na próxima segunda (16).

“Esse é um dos momentos mais importantes que a cidade vai viver. Nossa geração não verá esse evento novamente. Conseguimos colocar Cachoeiro de Itapemirim na rota da chama Olímpica. Os condutores escolhidos realmente nos representam. Queremos a passagem mais entusiasmada do país”, ressaltou o prefeito.

O assessor de comunicação do Comitê Rio 2016, Igor Lamy, ressaltou que o intuito do revezamento é provocar o calor humano. “Temos um comboio de 20 veículos e à medida que o revezamento for passando, as ruas interditadas serão liberadas. Cada condutor fará 200 metros de revezamento e sugerimos que aproveitem muito o momento”, comenta Igor.

O revezamento terá início às 17h55, na Ponte Francisco de Athayde, conhecida como ‘Ponte do Arco’, e a pira de celebração será acesa às 19h, na antiga Estação Ferroviária, com a apresentação de Eduardo Camiletti. A Tocha percorrerá 5,2 quilômetros passando pela região central da cidade. 

No trânsito, as mudanças começam a partir das 23h59 deste domingo (15). Conforme o decreto, estará proibido o estacionamento de veículos nas dez vias do trajeto do comboio. Na segunda (16), às 16h, essas pistas serão completamente interditadas. O objetivo é eliminar qualquer obstáculo que prejudique o revezamento, previsto para ser iniciado às 17h55. O tráfego será normalizado às 21h.

O transporte coletivo também terá alterações. Os usuários do transporte coletivo devem atentar para as mudanças planejadas para embarque e desembarque.

Investimento

A réplica da Tocha Olímpica foi presentada para a imprensa durante a coletiva Foto: ​Alissandra Mendes

O custo da passagem da Tocha Olímpica para a cidade será em torno de R$ 40 mil, segundo o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ricardo Coelho. “São custos expressivos em momento de crise, mas são pequenos comparados ao retorno que a cidade vai ter. podemos imaginar o movimento nos hotéis, bares e restaurantes. Os hotéis estão lotados”, explica.

A movimentação será grande na cidade. “Temos uma comitiva de 150 pessoas mais 200 jornalistas credenciados, um movimento de 350 pessoas só por conta da organização. Temos pessoas de outras pessoas de município vizinhos, que vão se deslocar para Cachoeiro. Todo o movimento comercial, que vai gerar receita, consequentemente, impostos para a cidade, e o principal deles, a exposição da cidade na mídia nacional e até internacional”, disse o secretário.

Segundo Ricardo, o recurso será usado em melhorias na cidade. “Esse dinheiro vai ser empregado na estrutura do show, que também não é caro, pois a maioria vem de caminhão e som e iluminação é por conta deles, e estrutura disponibilizada para ambulantes locais para terem uma renda extra, o resto é manutenção da cidade, como: pintura, conservação, poda de árvore, entre outros”, completa.

Eventos culturais

Durante o revezamento, cerca de 120 crianças do Ensino Fundamental da rede pública realizarão diversas intervenções artísticas em diversos pontos da cidade. As intervenções fazem parte do enredo ‘Viver este momento lindo’ e levarão música, teatro e dança durante a passagem da tocha Olímpica pela cidade. 

Na Casa dos Braga, o lar da infância do cronista Rubem Braga, hoje um museu, 50 crianças vestidas de tuim e borboleta farão uma apresentação teatral de duas crônicas do escritor, um dos marcos da literatura brasileira: O Menino e o Tuim, e A Borboleta Amarela.

Na Casa de Cultura Roberto Carlos, cerca de 15 crianças vestidas como o mais famoso filho da terra cantarão um trecho de sua música ‘Emoções’. Ao final da música, as crianças distribuirão uma rosa para os presentes, fazendo uma reverência ao cantor e compositor.

Condutores

Maria Laurinda Adão será uma das condutores da Tocha Olímpica durante a passagem por Cachoeiro Foto: ​Alissandra Mendes

A lista completa com cerca de 20 condutores selecionados para o revezamento da Tocha Olímpica será divulgado pelo Comitê Olímpico somente momentos antes do evento, na segunda-feira (16). Alguns já foram informados oficialmente sobre a participação e se dizem felizes com o momento histórico para a cidade.

Uma das selecionados é a mãe de santo, coveira, parteira, militante de vários movimentos sociais, líder comunitária, além de mãe e avó, Maria Laurinda Adão. “Me sinto muito feliz. Nunca pensei que isso pudesse acontecer aqui em nossa cidade. É um grande orgulho ter nosso lugar, nossa cidade bem vista aos olhos do mundo. Minha comunidade de Monte Alegre está em festa e feliz pela minha escolha. Que Deus nos encaminhe para mais longe”, comenta.

Indicado pela prefeitura de Cachoeiro, José Antônio Souto Siqueira, ativista dos direitos para portadores de deficiência, disse que a ficha ainda não caiu. “Foi uma surpresa quando recebi a notícia de que iria carregar a Tocha. Ainda estou pensando como vou carregá-la sem conseguir mexer os braços e perna”, brinca.

Ele ressaltou, que o evento coloca Cachoeiro de Itapemirim na rota dos eventos de grande porte. “Fica claro que existimos. Como portador de deficiência, fica claro que faço parte dessa vida. Participo de movimentos de luta e esse momento marca uma luta, a luta da adversidade. Agradeço muito a oportunidade em participar desse grande evento”, completa.

Confira alguns selecionados para a condução da Tocha em Cachoeiro:

- Carlos Augusto Dantas
- Marlus Muri Thompson
- Regiane Coradini Cocco
- Rosemary Marquetti Matos Pinheiro
- José Antônio Souto Siqueira
- Valdemir de Mattos
- Alessandra de Oliveira Pereira
- César Quintaes Freitas Lima Filho
- Gustavo Soares Nascimento Filho
- Pedro Paulo Alves Correa
- Genildo Coelho Hautequestt Filho
- Glauber Silva de Oliveira
- José Gomercindo Barcellos Pereira
- Maria Laurinda Adão
- André Lopes Cardoso
- Lucimar Costa

Pontos moeda