Esportes

Estudantes capixabas fazem história e vencem a Hungria nos Jogos Mundiais Fisec, na França

Duas escolas do Espírito Santo estão representando o Estado vencendo com placares elásticos. Os destaques ficam por conta do handebol e o futebol de salão. Confira os resultados

A delegação brasileira de esporte escolar está fazendo história na França. A equipe, que conta com duas escolas do Espírito Santo, está vencendo por placares elásticos os times que participam dos Jogos Mundiais da Fisec, na cidade de Beauvais.

Estudantes venceram a Hungria por 34 a 12 no handebol Foto: Divulgação

O handebol masculino do Colégio Castro Alves, do Espírito Santo, estreou com o placar de 34 a 12 sobre a Hungria, país reconhecidamente forte no handebol. O professor Eduardo Palaoro, técnico da equipe, destacou a defesa do time e a mudança da bola pela organização do evento como fatores que contribuíram para o placar.

"A nossa equipe foi muito bem defensivamente, o que nos proporcionou muitos contra-ataques. A utilização da bola 2L, definida pela organização, também nos beneficiou. Sempre treinamos com a bola 3L, que é mais pesada, portanto, no que diz respeito ao meu time, ficamos com muita potência de arremesso e o time da Hungria teve muita dificuldade de marcar", pontuou Palaoro.

Neste domingo (10), o time jogou contra a equipe da casa, a França, e mais uma vitória foi obtida. Os meninos de Cariacica venceram por 30 a 20. A equipe, que possui grandes títulos nacionais e sul-americanos, está confiante em conquistar o título na Europa.  "Foi um jogo muito importante. Apesar de algumas falhas, conseguimos a vitória e vamos trabalhar para levar o título", ressaltou Paloro.

Quem também venceu com folga foram os times de futsal masculino. Nesta competição, o Centro Educacional Mundo Moderno, do Espírito Santo, e a Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima, do Distrito Federal, jogam pela modalidade e são identificados por A e B, respectivamente.Após empatarem no início da manhã e perderem por 3 a 1 nos pênaltis contra a Espanha, o Mundo Moderno venceu a Alemanha por 17 a 3.

Destaque dos capixaba também no futsal Foto: Divulgação

O placar deixou a torcida brasileira feliz e com gostinho de revanche do 7 a 1 da Copa do Mundo. O professor Jeanio Pelissari, técnico do time, ressaltou que os meninos entenderam as orientações e fizeram o dever de casa. "Após o empate da manhã, os meninos entenderam que precisavam vencer para conquistar uma boa colocação no grupo. Conseguimos atingir o nosso objetivo e já vamos nos preparar para os próximos jogos. Queremos o título", destacou Jeanio. Nesta segunda (11), a equipe joga com a França. 

O presidente da Federação Capixaba de Deporto Escolar (Fecade), Lidimar Marquez, que está acompanhando a delegação na França, destacou "A cada ano o esporte escolar do Espírito Santo tem elevado o seu nível técnico e se destacado tanto nos campeonatos brasileiros, como nos mundiais. As escolas também tem investido mais no esporte e contribuído para proporcionar esta oportunidade aos atletas e professores",destacou.

A edição deste ano dos Jogos Mundiais da Fisec traz o tema "A Irmandade dos Jogos”. De acordo com José Medalha, “apesar de o foco ser a disputa por meio do esporte, o campeonato escolar intercultural e inter-religioso se notabiliza em sua essência, em valores como: amizade, brincadeiras, momentos festivos e intercâmbio entre nações, onde o lado educacional impera”.
 
Resultados deste domingo

>> Futsal B (Escola Francisca Nossa Senhora de Fátima - DF): 4 x 1 França 
>> Handebol (Colégio Castro Alves - ES): 30 x 20 França 
>> Voleibol masculino (Escola Francisca Nossa Senhora de Fátima - DF): 3 x 2 França e 0 x 3 Flandres 
>> Voleibol feminino (Colégio Dom Bosco – TO): 3 x 0 

Pontos moeda