Esportes

Judoca capixaba é eliminado da Olimpíada após atitude antidesportiva

Nacif recebeu um cartão vermelho após tentar aplicar uma chave de braço em pé, em sua primeira participação em uma edição dos Jogos Olímpicos

O judoca capixaba representa o Líbano na Olimpíada Foto: Divulgação

O judoca capixaba Nacif Elias foi desclassificado em sua primeira luta nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Nacif, que representa o Líbano na competição, recebeu um cartão vermelho após tentar aplicar uma chave de braço em pé, segundo a assessoria de imprensa.

Com uma punição para cada lado e o combate empatado, Nacif Elias, a pouco mais de um minuto e meio de combate, tentou aplicar um golpe no braço do argentino Emmanuel Lucenti, que caiu acusando dores. A arbitragem entendeu que ação do libanês foi proposital para machucar o adversário e, por isso, o desclassificou.

Após a desclassificação, o judoca ficou completamente revoltado com a arbitragem e ainda dentro do tatame disparou: "Estão me roubando!".

Revoltado com a decisão dos juízes, Nacif simplesmente se recusou a deixar o tatame, esbravejando contra todos a seu redor e pedindo o apoio da torcida, que tomou as dores do brasileiro naturalizado. Somente quando um dirigente da Federação Internacional de Judô apareceu, ele tirou a faixa e, ainda bastante irritado, saiu de cena.

"Sou sempre prejudicado no circuito mundial por competir pelo Líbano", disparou em entrevista após a derrota. "Esperei muito. Mas a arbitragem internacional é uma vergonha, sempre me prejudica. Treinei muito para estar aqui, abdiquei da minha vida. Agora, ele (Lucenti) vem lutar na catimba... É por causa do Líbano. É uma vergonha. Talvez tome suspensão de dois anos por isso, mas agradeço o apoio de todo mundo. Agradeço ao brasileiro."

Ex-integrante da seleção brasileira de judô, Nacif Elias decidiu se naturalizar libanês em 2013 para ter a chance de disputar os Jogos do Rio depois de perder a vaga na equipe de seu País. Ele sonhava com medalha e foi porta-bandeira do Líbano na cerimônia de abertura.

Com informações do Estadão Conteúdo e do Portal R7.

Pontos moeda