Games

Sony vence processo de patente de de comunicação entre joystick e console

A marca dona do PlayStation foi acusada de infringir patente, mas tribunal decide em favor da Sony.

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
Foto: Sony/Playstation

Em 2017, a Genuine Enabling Technology (GET) entrou com um processo de US$ 500 milhões contra a Sony, alegando que esta última havia infringido sua patente sobre uma maneira de conectar controles e consoles entre si. No entanto, um juiz nos Estados Unidos não encontrou nenhuma violação e decidiu a favor da Sony, observando que a GET não conseguiu provar seu caso com fatos.

Na ação judicial, a GET alegou que os consoles PlayStation e os controles comunicam simultaneamente dois tipos de sinais em frequências diferentes para transmitir informações sobre pressionamentos de botões e controle de movimento. Segundo a GET, nenhum dispositivo no mercado poderia receber ambos os sinais simultaneamente até que a solução fosse apresentada na patente da empresa.

LEIA TAMBÉM ► Review: Seja um pirata em Skull and Bones e navegue por mares desconhecidos

O contra-argumento da Sony foi que a GET não conseguiu provar que um componente específico dos controles e consoles da Sony tinha esquemas “estruturalmente equivalentes” aos da patente da GET. O juiz concordou com os argumentos da Sony e decidiu a favor dela, observando que a GET não conseguiu sustentar sua posição com fatos.

LEIA TAMBÉM ► Revelados os jogos da PlayStation Plus em abril

Segundo o GamesIndustry.biz, um processo semelhante movido pela GET contra a Nintendo está atualmente em consideração no tribunal. Em 2020, as empresas já se enfrentaram no tribunal sobre essa questão e a disputa legal terminou a favor da Nintendo, mas essa decisão foi revertida em 2022 pelo Tribunal de Apelações dos EUA, então o julgamento ainda está em andamento.

LEIA TAMBÉM ► Confira as notícias mais atualizadas do universo gamer no GAMES FOLHA VITÓRIA

►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA!

Pontos moeda