Games

The Callisto Protocol tem melhora de performance com remoção de Denuvo

Avaliação realizada por jornalistas destaca ganhos de desempenho no jogo de terror sci-fi.

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
Foto: Krafton/Divulgação

O portal DSOGaming conduziu um teste inédito após a remoção surpreendente do Denuvo da versão para PC de The Callisto Protocol, visando analisar o impacto da ausência dessa polêmica proteção antipirataria no desempenho do jogo.

Embora os problemas iniciais em dezembro de 2022 estivessem principalmente relacionados à otimização, não ao Denuvo, a remoção do software abriu espaço para uma análise mais aprofundada de seu impacto na performance do jogo.

Após quase 16 meses de ajustes desde o lançamento, os desenvolvedores do jogo eliminaram as principais imperfeições técnicas no PC, mas a questão do impacto do Denuvo permanecia.

LEIA TAMBÉM ► Tudo o que você precisa saber sobre a chegada de Diablo IV ao Game Pass

Segundo o DSOGaming, antes da remoção do Denuvo, a performance de The Callisto Protocol em PCs com AMD Ryzen 9 7950X3D, 32GB de RAM e NVIDIA GeForce RTX 4090 chegou a cair até 80 fps.

Foto: Reprodução/dsogaming.com

Após a remoção do Denuvo, a taxa de quadros mínima aumentou em 22% para 98 fps, enquanto a média (120 fps) permaneceu estável. Além disso, houve uma redução no número de interrupções durante o jogo.

LEIA TAMBÉM ► Primeiro pack do PlayStation 5 Slim com leitor e 2 jogos chega ao Brasil

Denuvo, conhecido desde 2014, possui uma reputação controversa. Embora muitos gamers acreditem que a proteção impacte negativamente o desempenho, os desenvolvedores do sistema refutam tais afirmações, considerando-as especulativas.

Lançado em 2 de dezembro de 2022 para PC (Steam, Epic Games Store), PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X e S, The Callisto Protocol teve sua versão sem Denuvo rapidamente disponibilizada em sites de torrents após a remoção.

LEIA TAMBÉM ► Confira as notícias mais atualizadas do universo gamer no GAMES FOLHA VITÓRIA

►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA!


Pontos moeda