Geral

Cadê meu carro? Saiba quando o veículo na rua pode ser removido por abandono

Mais de 20 carros abandonados foram removidos das ruas de Vitória para reduzir focos do mosquito da dengue

Redação Folha Vitória

Foto: Prefeitura de Vitória | Divulgação

Carros parados em via pública, com sinais de que não rodam há muito tempo, estão sujeitos a remoção. E na falta de uma legislação nacional sobre o assunto, cada município estabelece suas regras para enquadrar um carro por abandono. 

No caso de Vitória, o município removeu 36 veículos abandonados nas ruas somente de janeiro a março deste ano. Em todo o ano de 2023, foram 71 carros removidos. A ação teve como principal objetivo diminuir focos da dengue.

A retirada de veículos abandonados é uma pática constante na Capital, pois os carros deixados nas ruas e avenidas causam diversos problemas. No entanto, devido a recente epidemia, os automóveis se tornaram, também, focos do mosquito Aedes aegypti.

“Durante as remoções realizadas, encontramos água de chuva acumulada nos veículos abandonados ou no lixo que se acumula neles ou ao redor deles. Isso se tornou mais uma preocupação, uma vez que se tornam lugares favoráveis para que o vetor da dengue se reproduza”, destacou Brunno Xavier, gerente de Planejamento e Operacionalização do Trânsito (Gpot) da Guarda de Vitória e responsável pelas remoções.

Ainda segundo Brunno, além de gerar pontos de criação de mosquito, os veículos acumulam lixo e viram abrigo para animais peçonhentos e roedores

Veja vídeo de uma das remoções de carro: 

“Os veículos também desvalorizam imóveis e propriedades ao redor, já que causam prejuízo estético”, observou.

Outros problemas

O gerente explicou também que os carros abandonados podem se tornar locais para atividades criminosas, ponto de venda de drogas e esconderijo. 

LEIA TAMBÉM: Greve na Ufes: portões continuam bloqueados, mas RU funciona normalmente

“Já para o trânsito local, dificultam a circulação de veículos e de pedestres, além de ocuparem uma vaga de estacionamento”, comentou Brunno Xavier.

Como um carro pode ser removido?

Para um veículo ser removido em Vitória, é necessário realizar uma denúncia ao 156 sobre o possível abandono. Uma equipe de agentes da Guarda de Vitória vai ao local e analisa se há características de abandono, como condições do veículo, sujeira, avarias. 

Se for nítido, o veículo é removido imediatamente, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro. Caso não, o veículo é notificado para que o proprietário faça a remoção em até 30 dias. Só então, passado este prazo, é removido.

Na sequência, o carro é levado para um pátio autorizado, onde poderá ser retirado mediante regularização de débitos pelo proprietário. 

Caso o veículo tenha sido abandonado em local irregular, o proprietário também receberá um auto de infração.


Pontos moeda