Geral

Um mês após chuvas, aulas em escola estadual de Mimoso do Sul são retomadas

Estudantes estavam sem ir presencialmente para a escola em função das estradas da região, que estavam tomadas por lama e destroços

Redação Folha Vitória

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Um mês após o município de Mimoso do Sul, no Sul do Espírito Santo, ser devastado por fortes chuvas, as aulas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Antônio Sabatini Simoni foram retomadas nesta quinta-feira (25). As informações são da Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

Desde o último dia 15 de abril, as aulas eram realizadas de maneira não presencial, por uma questão de segurança por conta da situação das estradas. Na cidade, ao todo, foram registradas 18 pessoas mortas por causa das chuvas. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A Secretaria da Educação também informou que outras escolas de Mimoso do Sul retornaram inicialmente para os professores no dia 15 e para os estudantes no último dia 16 de abril. São elas: 

- Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Antônio Acha;
- Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Monsenhor Elias Tomasi. 

Mimoso um mês após a tragédia

Reportagem do Folha Vitória voltou para Mimoso do Sul um mês após a tragédia, na última segunda-feira (22), e encontrou ainda muitas marcas de destruição. No local, há roupas espalhadas pelas ruas, colchões, móveis e objetos pessoais. 

Foram mais de 10 mil pessoas afetadas pelas chuvas, entre desabrigados e desalojados na cidade, configurando o maior público atingido entre as cidades do Sul capixaba.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Segundo o prefeito da cidade, Peter Costa, alguns comércios já voltaram a funcionar na região e as ruas estão transitáveis. Uma das urgências do município é a criação de casas populares para as pessoas que tiveram as residências devastadas com as chuvas e estão morando em imóveis de vizinhos ou familiares.

Além disso, alguns moradores já começaram a receber o Cartão Reconstrução no valor de R$ 3,5 mil. O auxílio financeiro temporário, do governo do Estado, é disponibilizado a famílias atingidas por desastres naturais e o pagamento é feito em parcela única. 

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Família é assaltada enquanto jogava dominó na porta de casa em Vila Velha


Pontos moeda