Geral

Auto da Paixão de Cristo em Santo Antônio deve atrair 10 mil pessoas

   O Auto da Paixão de Cristo a ser encenado na escadaria da Basílica de Santo Antônio no próximo dia 18 (Sexta-Feira da Paixão), a partir das 20 horas, chega à sua 19ª edição prometendo atrair um público de 10 mil pessoas.

A estimativa é da diretora geral do espetáculo, Márcia Gaudio, baseada nesse mesmo público que prestigiou o evento no ano passado. "Estamos muito animados, ensaiando todos os dias há um mês, e a impressão que temos é de que estamos fazendo um auto com mais tranquilidade, simples no sentido de fácil assimilação e com profissionalismo e beleza", comentou a diretora.

A mensagem deste ano dará ênfase ao tema da Campanha da Fraternidade, "Fraternidade e tráfico humano", e será trabalhada com uma coreografia na abertura. Também será enfocada, através de uma instalação teatral, a questão do alto índice de violência contra a mulher. A entrada é gratuita. O evento é contemplado pela Lei Rubem Braga. "Sem o apoio da Lei Rubem Braga, fica inviável realizarmos esse Auto da Paixão", reconhece Márcia Gaudio.

Equipe

O espetáculo será composto de 32 cenas, desde a abertura com a "Anunciação" até a "Ressurreição". Cerca de 150 pessoas estarão em cena, atuando como personagens principais ou compondo cenas com o povo, explica Márcia Gaudio.

O maestro Cláudio Modesto regerá o coral, formado por integrantes da comunidade e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com participação do músico Marcelo Trancoso. A cantora Denise Pontes interpretará a "Ave Maria" em ritmo popular, e Thiago Pessanha, a "Ave Maria" de Schumann. Haverá show pirotécnico e transmissão simultânea em três telões.

Entre os artistas que participam do Auto da Paixão, estão Markus Konká e Deia Carpanedo. Luiz Galvão interpreta Jesus pela 11ª vez, enquanto os irmãos Kyosky apresentarão um número circense. As coreografias são de Gil Mendes e a iluminação, de Overlan Marques, com produção de Míriam Gonçalves.

Programação

Além do Auto de Santo Antônio, outros dois eventos tradicionais acontecem no dia 18 em Vitória: o Auto da Paixão na Pedra da Cebola e o Auto Rei dos Reis, no bairro Romão.

"Esses Autos da Paixão são muito importantes, são manifestações religiosas tradicionais e envolvem muitos atores, montagem, tecnologia de produção, e atingem não só um conteúdo de grande dramaticidade, mas também um grande público que comunga das atividades", avalia o assessor técnico da Lei Rubem Braga, Orlando Bonfim.

Serviço

Auto da Paixão de Cristo de Santo Antônio

Local: Escadaria da Basílica de Santo Antônio – bairro Santo Antônio
Horário: Sexta-Feira da Paixão (18), a partir das 20 horas
Entrada gratuita

Pontos moeda