Geral

Cão pode atacar o próprio dono se não for adestrado, diz veterinária

Donos de animais como cachorros sempre se apegam emocionalmente aos bichinhos. De acordo com veterinários, por causa desse afeto, os donos esquecem que os cães são animais e que reagem por instinto. Sentindo-se ameaçados ou invadidos em seu território, podem atacar até mesmo o próprio dono.

Ana Júlia Batista, de três anos, foi atacada nesta terça-feira (15) pelo cachorro da família, que mora em Viana. Ana Júlia teve cortes profundos no rosto e perdeu parte do couro cabeludo. Ela está internada no Hospital Infantil de Vitória, mas segundo os médicos, não corre risco de morrer. 

A família diz não entender o que aconteceu, porque o cachorro não aparentava ser agressivo. “Esse quintal onde estavam os cães é o território deles, então eles abordaram como alguém que estava invadindo o território”, explicou a veterinária e adestradora Melissa Ferreira.

A auxiliar de transporte escolar Raiza Lamas tem duas cadelas, a poodle Mel e a labrador Nina. Quando ficou grávida de Emanuele, teve receio de que a labrador machucasse o bebê, não por agressividade, porque é uma raça muito dócil, mas na brincadeira, por que é um cachorro grande. Hoje Emanuele tem um ano e Raiza sempre toma muitos cuidados. “O medo era dela ser derrubada, mas estamos sempre perto e nunca deixei as duas sozinhas.

A veterinária e adestradora compara os cães às crianças. Segundo ela, se não dermos educação aos nossos filhos, eles ficarão como animais. Assim são os cães, que devem ser adestrados e isso pode acontecer em qualquer idade. Não é difícil, segundo ela. Uma das dicas principais é que o cão precisa saber que é o dono quem manda. Ela diz que, infelizmente, tem acontecido o contrário em muitas casas.

“Nós vemos, na maioria dos casos, que são os cães que realmente mandam na casa. O proprietário não tem nenhum tipo de liderança sobre o cachorro. O dono precisa de uma orientação ou colocar o animal na escola”, afirma Melissa.

Pontos moeda