Geral

Mais de 190 casos de incêndio em residências são registrados este ano na GV

Somente este ano, o Corpo de Bombeiros já registrou mais de 190 casos de incêndio em residências na Grande Vitória. Só nesta semana, vários casos de locais que pegaram fogo foram registrados. Por isso, a TV Vitória convidou um especialista para explicar o que fazer para prevenir os incêndios.

O modelo Gabriel Debortoli Malheiros mora em um apartamento em Vitória. Dentro de casa, ele tem muitos equipamentos eletrônicos, que ficam ligados o tempo todo.

Durante a semana, ele passa a maior parte do dia fora de casa. Gabriel confessa que não toma muitos cuidados para se prevenir de possíveis incêndios. Ele mesmo já passou por situações de risco dentro de casa. “Um pano caiu no fogão e começou algumas chamas. Sentimos o cheiro e apagamos rápido”, conta.

De acordo com o tenente Furrieri, do Corpo de Bombeiros, as pessoas devem tomar muito cuidado, dentro de casa ou até mesmo no comércio para evitar os incêndios. “Nesse caso exclusivo, dentro do apartamento, a única coisa que verificamos de erros é a fiação próxima a cortina. A fiação pode ocasionar um curto circuito que vai se espalhar pela cortina. Da cortina pode se espalhar para outros móveis”, explica.

Outros cuidados que devem ser tomados, segundo o tenente, são com as velas e com os cinzeiros próximos a sofás ou tapetes. Eles podem cair e provocar incêndios. Já na cozinha, o tenente explica que o cuidado deve ser grande. “As panelas devem ficar com os cabos virados para dentro. Já a mangueira, que é o duto que liga o gás ao fogão, deve ser certificado pelo Inmetro e estar no prazo de validade”.

O banheiro é outro local que requer muito cuidado, principalmente das mulheres. O secador de cabelo próximo à pia é um perigo. Ele ligado na tomada em contato com a água, pode causar um curto circuito ou até matar uma pessoa. 

Casos de incêndio
Na última quinta-feira (25), uma loja de material de construção, em Jardim da penha, em Vitória, foi destruída pelo fogo. Outras lojas que ficam próximas também foram atingidas pelas chamas. Os bombeiros que atenderam a ocorrência suspeitam de curto circuito. 

No início do mês, um incêndio assustou funcionários e alunos de uma escola municipal de Linhares. Três pessoas ficaram feridas. O acidente aconteceu na Escola de Ensino Fundamental Caboclo Bernardo, localizada no bairro Planalto.

Pontos moeda