Geral

Parque Moscoso vira sala de aula para 500 crianças na estreia do "Pé na Cidade"

Diversão, alegria e euforia contagiantes misturadas com aprendizado e conhecimento. Estreando nesta quarta-feira (9), o projeto Pé na Cidade levou para o Parque Moscoso, no Centro, contação de histórias, oficinas de capoeira, origami e pintura, entre outras atividades, para cerca de 500 crianças entre 2 e 5 anos de quatro Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei).

O projeto tem o objetivo de transformar os parques municipais em salas de aula para oferecer vivências aos alunos a partir da relação com o patrimônio, a sustentabilidade e a contemporaneidade, trabalhando para construir uma cidade encantadora e sustentável.

Acrescentando uma forma mais dinâmica de ensino, professores e pedagogos acompanharam os estudantes em todas as suas atividades. Os pequenos também puderam deixar sua marca para futuros visitantes e outros grupos de alunos ao finalizar as atividades.

Ao chegarem ao parque mais antigo da capital, os alunos, com o auxílio das professoras, criaram um personagem para aquele momento. Vestida com uma extravagante peruca rosa e roupas bem coloridas, uma das professoras deu vida a "Marieta", nome escolhido pelas crianças para aquela figura tão divertida e engraçada. "Marieta" foi responsável por apresentar diversas das atividades para a criançada, sempre com muito bom humor e desenvoltura.

"O projeto 'Pé na Cidade' surgiu no contexto da discussão do currículo escolar da educação infantil. A conclusão obtida foi a importância de escutar as crianças com relação às experiências de aprendizagem, a partir da vivência fora da sala de aula. Com isso, um conjunto de atividades foi pensado para ser realizado em espaços livres da cidade, para que as crianças pudessem conhecer lugares históricos como o Parque Moscoso, aprendendo os conteúdos de forma mais abrangente. Nas visitas, as crianças deixarão suas marcas para os visitantes a partir das atividades desenvolvidas", pontuou a subsecretária pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Janine Mattar.

Aprendizado

"Venho ao parque todos os dias pela manhã com meu filho Anthony, de um ano e quatro meses. Achei essa iniciativa muito interessante e importante, uma vez que atividades variadas são desenvolvidas e os alunos acabam aprendendo de uma forma diferente, acrescentando também a vivência de estar em lugares como este. E o melhor de tudo é que elas têm um contato maior com a natureza", afirmou a enfermeira Aline Lomes, que passeava pelo Parque Moscoso quando teve início a programação do Pé na Cidade.

Pais, alunos e profissionais da Educação aprovaram a iniciativa. "Estamos encantados com o projeto. Essa possibilidade de tirar a criança das quatro paredes da sala de aula e dar uma aula mais interativa, em que podem aprender brincando e praticando atividades diferentes, é algo muito significativo. Para eles, tudo é novidade e essencial para o crescimento ao ter essa vivência fora da sala de aula", afirmou a pedagoga Núbia Rezende do Nascimento Gomes, do Cmei Valdivia da Penha Antunes Rodrigues.

"É muito legal! Estou gostando muito da oficina de capoeira e, com certeza, quero voltar mais vezes", contou Vitória de Souza, de apenas 4 anos, aluna do Cmei Valdivia da Penha Antunes Rodrigues.

"Não quero sair da oficina de capoeira! Foi muito legal sair da escola e visitar o parque. Estou esperando a visita da Marieta!", disse Carolina dos Reis, que também tem quatro anos e é colega de sala da Vitória.

Programação

O projeto Pé na Cidade vai acontecer durante todo o ano de 2014 e vai atingir cerca de 5 mil crianças com idade entre 2 e 5 anos dos 48 Centros Municipais de Educação Infantil. Os encontros acontecerão com as turmas dos turnos matutino e vespertino, sempre a partir das 8h30 e, em seguida, às 14h30.

O primeiro espaço a receber a garotada foi o Parque Moscoso. Foi escolhido por ser o mais antigo da cidade, inaugurado em 1912. Passaram por lá os alunos das unidades João Pedro de Aguiar (Jardim Camburi), Rubens José Vervloet Gomes (Jardim Camburi), Valdivia da Penha Antunes Rodrigues (Santos Dumont) e Dr. Pedro Feu Rosa (Bonfim).

Confira as datas dos encontros:

30 de abril e 14 de maio: Parque Moscoso

28 de maio e 11 de junho: Parque da Fazendinha

6 e 20 de agosto: Parque Barreiros

3 e 17 de setembro: Parque Pedra da Cebola

24 e 25 de outubro: encerramento do circuito anual no Parque Pedra da Cebola

Pontos moeda