Geral

Projeto gratuito atende mais de 30 adolescentes grávidas por mês em Vitória

Segundo dados do Ministério da Saúde, os casos de gravidez em mulheres com menos de 20 anos reduziram em todo o Brasil entre os anos de 2000 e 2012. No início da década, cerca de 750 mil adolescentes foram mães no país. Em 2012, o número caiu para 536 mil.

No entanto, este número ainda é considerado elevado, e muitas vezes essas jovens mães não possuem apoio familiar e psicológico necessário para enfrentar essa nova fase da vida. Pensando em apoiar e desenvolver a autoestima dessas mulheres, que muitas vezes são discriminadas pela sociedade, há pouco mais de um ano, o projeto T-Amar da Igreja Universal é desenvolvido no Espírito Santo.

Por meio de reuniões mensais, as futuras mamães recebem orientação a respeito dos seus direitos sociais, incentivo educacional, e técnicas para o desenvolvimento de trabalhos manuais.

“Nosso objetivo é ajudar essas adolescentes grávidas e mães solteiras a escreverem sua própria história, mas com uma perspectiva diferente. Nós realizamos visitas à casa dessas mães para compreender o contexto social em que vivem, e desenvolvemos um trabalho de orientação. Incentivamos essas jovens a retomarem os estudos, elas aprendem a desenvolver trabalhos que podem se transformar em fonte de renda, entre outras”, explica a coordenadora do projeto T-Amar no Estado, Tânia dos Santos.

De acordo com a coordenadora, a falta de informação ainda está entre os principais motivos da gravidez precoce. “Muitas vezes essas mães já vêm de um contexto, de uma história onde é normal ter filhos na juventude. Muitas vezes essas adolescentes são filhas de mães solteiras, e que nem sempre tiveram a oportunidade de concluir os estudos. Por incrível que pareça, a falta de informação ainda é considerado agravante dessa situação”, explica.

Por mês, cerca de 30 visitas são realizadas e 35 famílias voluntárias oferecem apoio ao projeto, e o atendimento é totalmente gratuito.

Tânia explica ainda que durante os atendimentos também são oferecidas orientações espirituais, um dos diferenciais do projeto. “Não impomos religiões. Recebemos mães de todas as religiões e camadas sociais. Realizamos correntes de oração com o objetivo de mostrar o resultado da fé, de levantar a autoestima dessas mulheres”. 

Projeto T-Amar – Atendimento às adolescentes grávidas e mães solteiras
Local: Igreja Universal do Reino de Deus
Endereço: Avenida Nossa Senhora da Penha, 2.565, Santa Luiza, Vitória.
Telefone: (27) 3357-2977
Site: www.projetot-amar.com

Balcão de atendimento no Dia Universal da Mulher

As jovens grávidas e mães solteiras que precisam de ajuda e orientação também podem procurar o balcão de atendimento do projeto T-Amar, que será disponibilizado no Sambão do Povo, no bairro Mario Cypreste, em Vitória, no próximo dia 19, quando será comemorado o Dia Universal da Mulher.

O evento terá início às 10 horas, e também será realizado em mais de 100 cidades do mundo, entre elas Bruxelas, Lisboa, Luxemburgo e New Jersey.

Na programação, em Vitória, além de palestras motivacionais haverá show com a cantora Valéria Rodrigues. Ao todo, 30 mil pessoas de todo o Estado deverão participar do evento, segundo a organização.

O objetivo do dia está além de um simples parabéns. A data busca ressaltar a importância da mulher na sociedade e a necessidade de políticas de valorização.

Pontos moeda