Geral

Capixabas se emocionam em missa dedicada ao santo José de Anchieta

Diante das imagens da padroeira e do apóstolo do Brasil, os fiéis cantaram e rezaram junto com o Papa Francisco para agradecer a canonização de São José de Anchieta, o santo que amava a terra dos capixabas.

Convidado pelo papa, o arcebispo de Vitoria, Dom Luiz Mancilha, levou para o altar a fé de todos os capixabas. Acostumado a celebrar em italiano suas missas em Roma, o papa argentino falou bastante em português e deixou os capixabas, que foram de Anchieta especialmente para a missa, se sentindo em casa. Os senadores capixabas Ricardo Ferraço e Ana Rita também marcaram presença na cerimônia. O assédio foi tanto que o papa teve que suspender o tradicional Beija-mão e voltou ao Vaticando de carro. 

“São José de Anchieta comunicou aquilo que experimentou, viu e ouviu do senhor. Essa foi e é a sua santidade”, disse Francisco, que também lembrou que Anchieta, que passou os últimos dias de sua vida no litoral capixaba, chegou ao Brasil muito jovem, aos 19 anos, e que nunca perdeu a alegria de evangelizar.

Cerca de 200 padres, mais da metade deles alunos do Colégio Pio Brasileiro, ocuparam as alas centrais da igreja. O superior geral dos jesuítas, padre Adolfo Nicolàs, sentou-se na primeira fila, ao lado do postulador das causas de canonização da Companhia de Jesus, padre Anton Witwoer, e do vice-postulador, padre César Augusto dos Santos. Eles presentearam o papa com uma relíquia de Anchieta, um pedaço do fêmur que se encontra no Pátio de Colégio, em São Paulo.

Em sua homilia, de dez minutos, Francisco comentou o trecho do Evangelho sobre a aparição de Jesus a seus discípulos após a ressurreição e falou da alegria de José de Anchieta ao partir como missionário para o Brasil, aos 19 anos de idade. Ao agradecer ao papa a canonização do jesuíta, após mais de 400 anos de processo várias vezes interrompido, D. Damasceno também lembrou o desprendimento e a dedicação de Anchieta aos indígenas e aos marginalizados.

Anchieta foi canonizado por Papa Francisco no inicio deste mês por meio de um decreto. Nesta quinta-feira (24), o presidente da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Raimundo Damasceno, agradeceu ao papa pelo reconhecimento da santidade de Anchieta, em nome de todos os brasileiros.

Pontos moeda