Geral

Serviço de táxi será ampliado na capital com 108 novos veículos nas ruas

Foto: Yuri Barichivich

A Prefeitura de Vitória lançou edital ampliando o número de permissões do serviço de táxi no município. Serão mais 108 veículos circulando na capital e outras 50 vagas reservas, que poderão ser preenchidas de acordo com a necessidade do município.

Segundo o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Leonardo Zanotelli, o edital tem como objetivo atender tanto a legislação quanto os passageiros. "Estudos realizados pela Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) indicaram que poderíamos aumentar a frota de táxis na cidade, considerando nossa legislação municipal que avalia a proporção de veículos por número de habitantes", explica.

Atualmente, Vitória conta com 462 táxis. Com a ampliação da oferta desse serviço, serão 570 carros circulando pelas ruas da cidade.

Os interessados em participar do processo seletivo precisarão levar os documentos referentes à Habilitação e à Proposta Técnica, conforme orientação do edital, para o auditório Zemar Moreira Lima, na Prefeitura de Vitória, no dia 21 de maio, até as 9h30.

O edital está disponível no site www.vitoria.es.gov.br/licitacoes, opção Comissão Permanente de Licitação - Semad/CEL – Concorrência Nº 001/2014, ou podendo ser retirado por meio de pendrive na sala da comissão, na Prefeitura, situada à avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927, 2º piso, bloco B, Bento Ferreira (Semad/GLC).

Diferenciais

Além de comprovar habilidades básicas necessárias ao cargo, os candidatos às placas de táxi também poderão apresentar conhecimentos específicos, garantindo, assim, pontuações extras durante a seleção. Entre os cursos que poderão garantir pontos extras na concorrência, estão língua estrangeira ou de qualificação, ministrados pelo Sesi/Senai, Sesc/Senac ou Sest/Senat ou, ainda, por entidades credenciadas por órgãos executivos de trânsito. Ter a escolaridade acima da mínima exigida (ensino fundamental completo) também renderá pontos extras ao candidato.

"Nosso objetivo é garantir que o cidadão tenha o melhor serviço, com profissionais qualificados e capacitados para atender bem a população. Vitória é uma capital e recebe turistas de todo o Brasil e do mundo que chegam à cidade pelo aeroporto, pela rodoviária ou pelo porto. Por isso, tivemos essa preocupação de garantir no edital que os ganhadores do processo seletivo tivessem condições de atender bem tanto a população local quanto os turistas", afirma o subsecretário de Transportes, José Eduardo Oliveira.

INSS

A comprovação de tempo de contribuição no INSS também vai servir como pontuação extra, além de ser uma forma de assegurar que o candidato realmente executa o ofício, já que o órgão federal regulamenta a atividade como condutor auxiliar. "Contudo, a não comprovação desses itens não implicará na desclassificação dos candidatos", ressalta Oliveira.

Pontos moeda